18 abril 2007 17:10
18 abril 2007 17:10
A máxima é do meu já célebre amigo Rui que esta semana voltou a brindar-me com mais uma das suas "pérolas da gestão de RH". Foi durante uma apresentação sobre marketing pessoal que a questão surgiu: "Porquê ficar à espera de ser caçado por um 'headhunter'? Porque não caçar o próprio 'headhunter?". Faz sentido!
Eis então duas dicas de ouro para se colocar na mira destes profissionais pagos para encontrar os melhores talentos para as empresas. Porque embora a paciência seja uma virtude, você não tem de estar sentado à espera de ser caçado. Vá você mesmo à caça dos seus objectivos!
1º - Faça o seu currículo entrar nas bases de dados das empresas de 'headhunting'
A tecnologia veio encurtar a proximidade entre os candidatos a um emprego e as empresas que recrutam. É indiscutível. Mas deve ter em conta que não chega enviar o seu CV para estas bases de dados uma vez. É preciso actualizá-lo. Deve também 'caçar' o 'headhunter' certo, aquele que actua mais no seu segmento alvo.
2º - 'Coloque-se a jeito'
Mais do que dar a conhecer o seu currículo, deve dar-se a conhecer a si próprio. 'Networking' é a palavra-chave. Os 'headhunters' têm fontes, pessoas que lhes vão passando informações sobre possíveis candidatos porque têm uma rede de contactos poderosa. Se quer mesmo entrar no ciclo dos 'headhunters' dê-se a conhecer. Cultive a sua rede de contactos, invista no seu marketing pessoal, divulgue os seus últimos feitos laborais, dê-se a conhecer de forma convincente para que o mercado saiba quem você é e por onde você anda!
Porque as regras servem para ser quebradas e ficar à espera que as coisas aconteçam é coisa do passado. O lema é "fazer acontecer!" e este pode ser um começo.
Cátia Mateus, jornalista
Visite aqui o expressoemprego.pt