Emprego e Carreira

Em que falha Portugal?

18 junho 2007 17:13

18 junho 2007 17:13

Os números chegam do Instituto Nacional de Estatística (INE) e dão que pensar: cerca de 100 mil jovens não conseguiram encontrar emprego durante o primeiro trimestre deste ano. O equivalente a dizer que um em cada cinco jovens portugueses é desempregado. Uma percentagem que é visível sobretudo entre as jovens mulheres e aumentou 50% em seis anos.

 

O problema do desemprego é transversal a todas as faixas etárias em Portugal e não abrange apenas os jovens. Muito embora um quinto dos 470 mil desempregados registados pelo INE no primeiro trimestre deste ano tivesse menos de 25 anos.

 

Ao longo dos últimos posts procurei que o Emprego e Carreira fornecesse dicas e sugestões "para quem não tem medo de trabalhar". Este post é diferente. Este post é para os que não têm medo de trabalhar, querem fazê-lo, mas não tem oportunidade.

 

Este post é um desafio. Um desafio a perceber o que tem falhado, o que está a falhar e o que continuará a falhar no mercado de trabalho português e se não mudarmos a realidade. O desafio de alcançar novas e reconstrutivas visões para o problema do desemprego em Portugal está oficialmente lançado.  E  este será um post escrito a muitas mãos. Tantas quantas as que aqui responderem à questão: Em que falha Portugal na criação de emprego?

 

Cátia Mateus, jornalista



Visite aqui o expressoemprego.pt