11 abril 2007 20:27
11 abril 2007 20:27
Ser promovido é bom! Ser promovido é muito bom! Mas e se você chegar a um ponto na sua carreira em que sente que precisa de um novo desafio, de um crescimento profissional, e não há quaisquer perspectivas de uma promoção?
Nesse momento tem duas hipóteses: ou salta para outro projecto ou cresce na horizontal. Não, não é uma piada. Você pode encontrar a realização profissional dentro da empresa onde trabalha seguindo aquilo que os especialistas chamam de "crescimento lateral ou horizontal". Ou seja, você mantém a mesma posição hierárquica dentro da empresa, o seu salário pode não alterar, mas você abraça um novo desafio, numa área distinta à que está habituado a trabalhar e que lhe abrirá novas oportunidades de capitalizar experiência e, certamente, fomentará a motivação que sempre temos quando abraçamos um novo desafio.
A rotação de quadros e este crescimento lateral são cada vez mais habituais nas empresas portuguesas e há que saber tirar o melhor partido desta realidade. Para as empresas nomeadamente aquelas que privilegiam a satisfação dos seus colaboradores e que são adeptas de uma política de flexibilidade - esta mudança é benéfica sobretudo porque conseguem manter um bom colaborador e evitar custos de recrutamento e formação com um novo profissional. Mudar é positivo intelectualmente mas é preciso assegurar-se de que esta é a "hora H" para a mudança.
Analise a sua potencialidade de crescimento lateral e se esta é mesmo a SUA HORA:
. Precisa de novos desafios mas não quer mais responsabilidades profissionais?
. Pondera dar uma reviravolta na sua vida e investir num negócio próprio num sector que não domina muito e gostaria de obter mais conhecimentos dentro da empresa onde trabalha sobre esse sector?
. Por questões familiares necessita de mudar de cidade e a sua empresa tem lá uma delegação onde operam outras áreas de negócio que não a sua?
. Tem conflitos de relacionamento com a equipa com que trabalha?
. Quer apostar numa formação ao nível do MBA ou pós-graduação e gostaria de evoluir na carreira, mas prescinde do habitual stress e exigência laboral que uma promoção exige?
Se respondeu "sim" a estas questões e a elas consegue ainda acrescentar uma outra lista, então o "crescimento lateral" pode ser benéfico para si. Acabará de vez com o sentimento de estagnação profissional ao mesmo tempo que capitaliza experiência e prepara forças e recursos para outros voos.
Cátia Mateus, jornalista
Visite aqui o expressoemprego.pt