Ré em causa própria

Protecção de Dados o Homem Novo

1 julho 2013 18:00

Adelina Barradas de Oliveira

1 julho 2013 18:00

Adelina Barradas de Oliveira

Escolher para o tema protecção de dados pessoais nos dias de hoje  uma imagem, levar-nos ía ao quadro de Dali sobre  o nascimento do homem novo.

 

 - "Criança geopolítica assistindo ao nascimento do Homem Novo" de DALI,  não só porque ao artista era tão cara a sua descoberta mas também porque, na verdade, estamos de novo na era de um homem novo, uma viragem de crenças, costumes e princípios.  

 

Um homem novo mais enriquecido e maturo mas mais frágil porque mais exposto e, em que o Mundo que o protege também o pode fragilizar. Tal qual como o ovo de que nasce o homem de Dali....  

 

O ovo é o próprio mundo, com uma casca mole, onde os continentes são moles e estão a derreter misteriosamente, a África ocidental deixou cair uma lágrima representada pela gota de sangue extremamente espesso a sair de um ovo que é duro, mas ao mesmo tempo mole. 

 

Esta, transmite a mensagem de que o novo homem poderá cometer mais erros que o primeiro, que será ainda mais errante que o primeiro homem mas, tenhamos em conta a mulher grávida ao fundo e à esquerda,um sinal de Vida que pode ser uma vida plena de tudo o que quisermos fazer dela.  

 

Estamos na época do Genoma Humano, na era da informação à velocidade da luz em que não devemos permitir que nos tornem no futuro prisioneiros do que nos tiraram no passado. 

O Direito à Informação e ao Ciberespaço não deve conflituar com o Direito ao Espaço pessoal e único de cada cidadão.  

 

A segurança não deve violar o direito à privacidade. Este deve ter uma esfera tão segura que será impenetrável. No caminho para um Mundo Globalizado o Ser Humano não deve ser despersonalizado. 

 Há que criar um quadro normativo que resista à passagem do tempo e que uma vez desrespeitado incluirá sérias punições tendo em conta os Valores em causa.

 

 -ACCB