Blitz

João San Payo: “Fomos para a praia da Fonte da Telha com o saco-cama, debaixo das estrelas, a descobrir nomes. Acabámos com Peste & Sida”

João San Payo
João San Payo
Rita Carmo

O vocalista e baixista dos Peste & Sida conta como foi ‘batizada’ uma das mais importantes bandas de punk rock em Portugal. “[Em meados dos anos 80] era um tabu falar de sida. O próprio António Variações, que faleceu… criava um medo. Além de ter um duplo significado, era um nome com uma conotação provocatória”. João San Payo, para ouvir no Posto Emissor

Convidado da mais recente edição do Posto Emissor, João San Payo recordou como nasceu o nome da sua banda de sempre, os Peste & Sida.

Após o segundo concerto do grupo, em 1986, os músicos ficaram “satisfeitíssimos” e atravessaram o Tejo, rumo à praia. “Fomos para a Fonte da Telha com o saco-cama, debaixo das estrelas, a descobrir nomes. Acabámos com Peste & Sida”, recorda o vocalista dos Peste & Sida, que no final do ano passado lançaram “Não Há Pão”, e baixista de Miss Manouche.

“[Em meados dos anos 80] era um tabu falar de sida. Ainda não se percebia bem o que era, o próprio António Variações que faleceu… Criava um medo. Além de ter um duplo significado, era um nome com uma conotação provocatória”, reconhece.

Ouça a resposta completa pelos 11m 40s.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas