Morreu aos 70 anos o guitarrista sueco Lasse Wellander, que acompanhou os compatriotas ABBA desde 1974. Segundo informações avançadas pela família, o músico tinha adoecido, recentemente, sendo-lhe diagnosticado um cancro que já tinha metastizado.
“O Lasse era um querido amigo, um tipo divertido e um guitarrista soberbo”, escrevem os quatro elementos dos ABBA numa mensagem partilhada nas redes sociais, “a importância das suas contribuições criativas no estúdio de gravação bem como o seu trabalho seguro em palco era imensa”.
O quarteto acrescenta ainda: “Estamos de luto por esta morte trágica e prematura e recordamos as palavras amáveis, o sentido de humor, a cara sorridente e o brilhantismo musical de um homem que teve um papel fundamental na história dos ABBA. Vamos sentir muito a sua falta e nunca o esqueceremos”.
Depois de os ABBA se separarem, no início dos anos 1980, Wellander continuou o seu percurso musical tocando para outras bandas e artistas suecos, incluindo nos discos a solo de Agnetha Fältskog, tendo editado o primeiro de vários álbuns em nome próprio no ano de 1981.
Emprestou a sua guitarra às bandas sonoras do filme “Mamma Mia!”, e também da sua sequela, e voltou a colaborar com os ABBA em “Voyage”, o álbum que marcou o regresso da banda em 2021.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes