Blitz

Recordar é viver: o dia em que Kurt Cobain ‘estragou’ o concerto dos Nirvana na Argentina para vingar a banda da primeira parte

Recordar é viver: o dia em que Kurt Cobain ‘estragou’ o concerto dos Nirvana na Argentina para vingar a banda da primeira parte

A banda da primeira parte saiu de palco a chorar e Kurt Cobain decidiu castigar os argentinos. “Antes de cada música, tocava a introdução de ‘Smells Like Teen Spirit’ e parava”, recordaria depois o vocalista dos Nirvana, lembrando um espetáculo em que, como forma de protesto, não deu o concerto que o público queria ver. No dia em que passam 29 anos sobre a morte de Cobain, conheça ou recorde esta ‘pérola’ de outubro de 1992

30 de outubro de 1992, os Nirvana deram o seu único concerto na Argentina, acompanhados pela banda punk Calamity Jane, formada apenas por mulheres.

As Calamity Jane, de Portland, não foram bem acolhidas pelo público de Buenos Aires, que vaiou e atirou objetos para o palco durante o espetáculo. A banda acabaria por sair de cena a chorar.

A atitude dos argentinos não foi bem recebida por Kurt Cobain, que decidiu vingar-se das atitudes sexistas do público, tocando um alinhamento baseado sobretudo em "Incesticide", compilação de lados B e raridades dos Nirvana. Antes, teve mesmo de ser convencido pelo baixista Krist Novoselic a levar por diante o espetáculo, que esteve na iminência de ser cancelado.

No livro "Nirvana: The Chosen Rejects", pode ler-se um excerto de uma entrevista a Kurt Cobain, recordando esse episódio: "Antes de cada música, eu tocava a introdução de ‘Smells Like Teen Spirit’ e parava. O público não percebeu que protestávamos com o que tinha sucedido. (...) Todo o alinhamento foi das melhores experiências que eu já tive".

Nesse concerto, o músico - que faleceu há 29 anos - deu uma roupagem mais cómica a 'Come As You Are', assumindo a atitude de 'sabotagem'. Veja aqui:

Ver Instagram

Publicado originalmente em fevereiro de 2020 no site BLITZ

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas