Blitz

Morreu Wayne Shorter, gigante do jazz

Wayne Shorter
Wayne Shorter
Getty Images

Considerado um dos saxofonistas mais influentes de todos os tempos, Wayne Shorter faleceu esta quinta-feira aos 89 anos

O saxofonista Wayne Shorter, um dos maiores nomes do jazz, morreu esta quinta-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 89 anos. Encontrava-se hospitalizado e a causa da morte não foi revelada.

Nascido em Newark, a 25 de agosto de 1933, Shorter foi figura central em três dos maiores grupos de jazz do século XX: os Jazz Messengers, sob liderança do baterista Art Blakey, no estilo ‘hard bop’; militou na segunda formação do quinteto de Miles Davis a meio da década de 60, rumo ao período elétrico deste; e os Weather Report, formados em 1970, jazz de fusão que o colocou na companhia do teclista austríaco Joe Zawinul, o baixista checo Miroslav Vitouš, o baterista e vocalista norte-americano Alphonse Mouzon, bem como os percussionistas também norte-americanos Don Alias e Barbara Burton.

Participou em todos os álbuns de Joni Mitchell entre 1977 e 2002 (de “Don Juan's Reckless Daughter” a “Travelogue”), colaborou com Rolling Stones, Carlos Santana, Milton Nascimento e produziu o álbum “Pilar”, disco de estreia da cantora e compositora portuguesa Pilar Homem de Melo, em 1988. Ganhou 11 Grammys.

Além de membro de coletivos, o músico compôs temas importantes no jazz dos últimos 60 anos como ‘Footprints’ e ‘Black Nile’.

Foi casado com a portuguesa Ana Maria Patrício entre 1970 e 1996, data da morte desta, vítima de um acidente de avião.

Atuou várias vezes em Portugal, do Estoril Jazz ao Guimarães Jazz, da Casa da Música ao CCB, liderando formações ou ao lado de nomes como Herbie Hancock ou até de músicos portugueses, como sucedeu no Porto 2001, onde se fez acompanhar no Coliseu do Porto por Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Barreiros (bateria) e José Salgueiro (percussão).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas