Blitz

“Morreu a minha musa”: De Mísia a Boy George, as reações à morte de Vivienne Westwood, a mulher que vestiu os Sex Pistols

30 dezembro 2022 10:54

Vivienne Westwood

jon furniss/getty images

Kylie Minogue, Sam Smith, Garbage, Scissor Sisters, Victoria Beckham e a antiga supermodelo Claudia Schiffer também prestaram homenagem a Vivienne Westwood

30 dezembro 2022 10:54

A fadista Mísia e artistas como Boy George, Garbage, Scissor Sisters, Kylie Minogue, Sam Smith ou Victoria Beckham, das Spice Girls, prestaram homenagem nas redes sociais à designer de moda e ativista britânica Vivienne Westwood, que morreu esta quinta-feira aos 81 anos.

“Faleceu Vivienne Westwood. Inspiração para tantos/as. A minha Musa de tantas maneiras. Revolucionária e libre até ao fim”, escreve Mísia no Facebook sobre a “rainha da moda punk” que vestiu os Sex Pistols nos anos 1970.

Victoria Beckham, das Spice Girls e, também, designer de moda, escreveu: “Estou tão triste por saber da morte da lendária designer e ativista Vivienne Westwood”. Já Boy George, que conheceu Westwood no início dos anos 1980, descreveu-a como “a incontestável Rainha da moda britânica”.

Partilhando fotografias dos anos 90 nas quais usava roupa de Westwood, Kylie Minogue escreveu: “Londres sempre foi uma maravilha e a Vivienne um ícone absoluto”. “Uma verdadeira visionária. Uma verdadeira ativista. Uma verdadeira artista. Descansa em paz”, disse Sam Smith.

“Notícias devastadoras. Adoramos-te para sempre”, escreveram os Garbage numa story de Instagram, partilhando também uma fotografia de Westwood. “A sua voz única é insubstituível e vamos sentir a sua falta”, disse a antiga supermodelo Claudia Schiffer também numa story de Instagram.

“Obrigado pelos anos de inspiração e de indumentárias de palco, particularmente para o Babydaddy. A Viv foi a primeira grande designer de moda a apoiar os vossos Scissters quando aterrámos pela primeira vez em solo britânico e era uma força revolucionária”, escreveram os Scissor Sisters.

A morte de Westwood foi confirmada ontem pela conta oficial da designer de moda no Twitter: “Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e rodeada pela família, em Clapham, na zona sul de Londres. O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor”.

Instagram