Blitz

Morreu Terry Hall, dos Specials

19 dezembro 2022 23:07

Os Specials em 1980: Terry Hall em primeiro plano

getty images

O músico britânico, um dos vocalistas de uma das mais importantes bandas do estilo popularizado pela editora 2-Tone e do género ‘ska revival’, faleceu esta segunda-feira

19 dezembro 2022 23:07

Morreu Terry Hall, um dos vocalistas e destacado compositor e letrista dos Specials. O músico inglês tinha 63 anos e faleceu esta segunda-feira “após breve período doença”, pode ler-se nas redes sociais do grupo britânico, porta-estandarte da cena 2-tone e ‘ska revival’ de final dos anos 70.

“É com grande tristeza que anunciamos a morte de Terry, o nosso querido amigo, irmão e um dos mais brilhantes cantores, compositores e letristas que este país já produziu”, refere o Twitter da banda. “Terry era um marido e pai maravilhoso e uma das almas mais engraçadas e genuínas. A sua música e as suas atuações encapsulam a pura essência da vida. A alegria, a dor, o humor, a luta pela justiça, mas principalmente o amor".

Instagram

Nos Specials, banda formada em Coventry no ano de 1977 que incluía também músicos como Neville Staple (voz), Lynval Golding (guitarra) ou Jerry Dammers (teclados), entre outros, Terry Hall gravou álbuns essenciais da música britânica dos últimos 45 anos como “The Specials” (1979) e “More Specials” (1980), estando o seu nome ligado a canções como ‘A Message to You, Rudy’, ‘Too Much Too Young’ e ‘Ghost Town’.

Nos anos 80, depois de abandonar o grupo, esteve ligado a Fun Boy Three e The Colourfield, tendo lançado dois álbuns a solo nos anos 90. Ao longo das últimas décadas colaborou com diversos artistas, de Sinéad O'Connor aos Gorillaz. Uma das suas parcerias mais proveitosas registou-se com Ian Broudie, nos Lightning Seeds: Hall participou em cinco álbuns da banda, o último dos quais “See You in the Stars”, lançado este ano. Voltara aos Specials em 2008, primeiro ao vivo, depois para os álbuns de estúdio “Encore” (2019) e “Protest Songs 1924-2012” (2021).