Irlanda sorteia subsídio mensal de 1300 euros para músicos e outros artistas

O governo irlandês já começou a pagar um subsídio a 2 mil artistas escolhidos aleatoriamente entre 9 mil candidatos
O governo irlandês já começou a pagar um subsídio a 2 mil artistas escolhidos aleatoriamente entre 9 mil candidatos
2 mil artistas irlandeses vão receber uma semanada de 325 euros (1300 euros mensais) atribuída pelo governo do país. O grupo de artistas – entre os quais se encontram músicos, atores, escritores ou artistas visuais – foi selecionado, entre 9 mil candidatos, através de um sorteio e o subsídio tem como intuito ajudar o setor artístico a recuperar dos “prejuízos sem precedentes” trazidos pela pandemia de covid-19.
Os recipientes anónimos do subsídio recebê-lo-ão do longo de três anos e, segundo a BBC, vão custar ao estado irlandês 25 milhões de euros. Este apoio não significa que os artistas não poderão ter outras fontes de rendimento, obriga-os apenas a participar num projeto de investigação que recolhe dados sobre o impacto da medida nas suas vidas.
Entre a comunidade artística irlandesa, foram selecionados 584 músicos para receber o subsídio, 700 artistas visuais, 204 pessoas a trabalhar na indústria cinematográfica, 184 escritores, 170 atores e profissionais de palco, 32 bailarinos e coreógrafos, 13 artistas de circo e 10 arquitetos.
“A Irlanda pode, desta forma, liderar um novo modelo de apoio às pessoas que trabalhem no setor, reconhecendo a sua importância para todos”, disse em comunicado Catherine Martin, ministra da cultura irlandesa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes