Blitz

Um vídeo inédito dos Led Zeppelin ficou a apanhar pó durante 52 anos, mas agora já pode vê-lo

Led Zeppelin em 1970
Led Zeppelin em 1970
Getty Images

São apenas sete minutos, mas mostram os Led Zeppelin ao vivo, no pico de forma. Um vídeo inédito da banda britânica ficou esquecido numa gaveta mais de meio século e foi agora recuperado. Veja-o aqui

Um vídeo inédito de sete minutos, com imagens do concerto que os Led Zeppelin deram no Inglewood Forum, em Los Angeles, a 4 de setembro de 1970, foi recuperado e disponibilizado online.

Esse concerto é um dos mais celebrados pelos fãs da banda britânica, existindo uma bootleg do mesmo com o título “On Blueberry Hill”. O vídeo ficou esquecido numa gaveta durante meio século, e mostra os Led Zeppelin no pico de forma, a interpretar temas como ‘Whole Lotta Love’ e ‘Lemon Song’.

As imagens foram captadas pelo então adolescente Eddie Vincent, fã do grupo, que levou para o espetáculo - sorrateiramente - uma câmara de vídeo. “Os meus lugares eram fantásticos”, contou recentemente à “Classic Rock”. “Estava sentado mesmo por detrás da banda. O John Bonham veio falar connosco durante o set acústico”.

Eddie acabou por não fazer nada com as imagens que gravou, que ficaram a ganhar pó durante meio século. Só quando viu uma gravação de um concerto dos The Who, filmada em 1970, solicitou ajuda para converter o vídeo para um formato digital.

O ficheiro foi então enviado a um colecionador e perito em Led Zeppelin, o francês Etienne Marchand, que identificou os momentos exatos filmados por Eddie e sincronizou o áudio de “On Blueberry Hill” com as imagens. O vídeo foi disponibilizado no dia do 52º aniversário do concerto em questão. Veja-o aqui:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas