Blitz

Morreu aos 102 anos Bill Pitman, lendário guitarrista do coletivo Wrecking Crew

13 agosto 2022 11:08

Bill Pitman

collection of bill and jan pitman/creative commons

Ao longo de uma vasta carreira enquanto músico de estúdio, Bill Pitman tocou com nomes como Sam Cooke, Nancy Sinatra ou os Beach Boys. Ouve-se em canções tão emblemáticas como ‘Strangers In The Night’, ‘Wouldn't It Be Nice’ e ‘Be My Baby’

13 agosto 2022 11:08

Morreu o guitarrista norte-americano Bill Pitman, membro do coletivo Wrecking Crew, formado por diversos músicos de estúdio de Los Angeles, tendo contribuído para a criação do 'wall of sound'. Tinha 102 anos.

As causas da sua morte não foram divulgadas, sabendo-se que Pitman tinha recentemente fraturado a espinha após sofrer uma queda.

Enquanto membro dos Wrecking Crew, que nos anos 60 foi a banda residente de estúdio de Phil Spector, o guitarrista participou nos discos de vários artistas de renome, entre eles Sam Cooke, Nancy Sinatra, The Monkees, James Brown e os Beach Boys.

Herb Alpert e Bill Pitman (1970)

Herb Alpert e Bill Pitman (1970)

getty images

Do seu currículo fazem também parte participações em temas que marcaram a história da música pop, como 'Strangers In The Night', de Frank Sinatra, 'Wouldn't It Be Nice', dos Beach Boys e 'Be My Baby', das Ronettes.