Blitz

Mais duas polémicas envolvendo Beyoncé: agora são Monica Lewinsky e Kelis a queixar-se

Mais duas polémicas envolvendo Beyoncé: agora são Monica Lewinsky e Kelis a queixar-se
Getty Images

Após ter usado uma palavra considerada ofensiva para com pessoas com deficiência no seu novo álbum, Beyoncé voltou a ser criticada. Kelis acusou-a de utilização indevida do seu êxito, 'Milkshake', e Monica Lewinsky não gostou de ver o seu nome associado a um verso... de 2013

Após ter sido criticada por utilizar uma palavra considerada ofensiva para com pessoas com deficiência em 'Heated', tema presente em "Renaissance" - e após revelar que irá retirar a palavra em questão -, Beyoncé está no centro de duas novas polémicas.

Nas redes sociais, Monica Lewinsky aludiu ao facto de em 'Partition', canção que Beyoncé lançou em 2013, a cantora mencionar o seu nome de uma forma que considera abusiva.

Da letra dessa canção faz parte o verso He Monica Lewinsky-ed all on my gown, uma referência ao encontro sexual entre Lewinsky e Bill Clinton, antigo presidente dos EUA, nos anos 90.

"Já que estamos nessa onda [de apagar versos]...", escreveu agora Lewinsky.

Questionada sobre se já teria falado com Beyoncé, Lewsinky negou. Mas, acrescentou, "mencionei-o [ao verso] num artigo que escrevi para a 'Vanity Fair' em 2014".

Entretanto, Beyoncé retirou também um sample de 'Milkshake', êxito de Kelis, do seu novo álbum. Um trecho de 'Milkshake', de 2003, havia sido incluído em 'Energy', tema do disco, mas foi imediatamente alvo de polémica: Kelis queixou-se de não lhe ter sido pedida autorização para a sua utilização.

Beyoncé, porém, creditou os autores de 'Milkshake', e os detentores dos direitos sobre o tema, em "Renaissance": Pharrell Williams e Chad Hugo.

Após a polémica causada, o sample já foi retirado dos serviços de streaming. No website de Beyoncé, 'Milkshake' ainda consta dos créditos, podendo agora ler-se "escrita por Pharrell Williams e Chad Hugo e interpretada por Kelis".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas