Blitz

Wet Bed Gang estreiam ‘Praça Onze’, com um videoclip alusivo à abolição da escravatura no Brasil. Veja aqui em primeira mão

3 julho 2022 18:39

Wet Bed Gang

‘Praça Onze’ é o novo single dos Wet Bed Gang, cujo videoclip pode ver aqui em primeira mão. “Este projeto tem como ambição emoldurar a diversidade e a mistura, levando-nos então para um Brasil filho de Pai Europa e Mãe África”

3 julho 2022 18:39

Os Wet Bed Gang lançam esta segunda-feira um novo single, 'Praça Onze'. O videoclip pode ser visto desde já.

A canção e o videoclip fazem alusão ao ambiente de ebulição cultural vivido em casas no Rio de Janeiro, Brasil, no início do século no XX. "13 de Maio de 1888, foi declarada a abolição da escravatura no Brasil. No entanto, na então capital da república, Rio de Janeiro, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada. Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das 'tias' ou 'vovós' , verdadeiras matriarcas afrodescendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, por exemplo, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, cozinheira , mãe de Santo e considerada por muitos a figura mais influente para o surgimento do samba carioca e uma das grandes matriarcas da resistência do Samba no Brasil", pode ler-se no texto de apresentação da canção.

"Este projeto tem como ambição emoldurar a diversidade e a mistura, levando-nos então para um Brasil filho de Pai Europa e Mãe África. O vídeo retrata os ambientes motivados pela Casa da Tia Ciata, na Praça Onze, num Rio de Janeiro prematuro, em inícios do século XX, onde a abolição da escravatura amadrinhou a ebulição cultural", contextualiza o grupo de rap de Vialonga, que em 2021 lançou o álbum de estreia, "Ngana Zambi".