Autores

  • Otmar Hubscher

    Otmar Hubscher

    Vice-presidente da Associação Técnica da Indústria do Cimento e presidente executivo da Secil

  • Lívia Franco

    Lívia Franco

    Professora Associada e Investigadora Principal no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP)

  • Vânia Penha-Lopes

    Vânia Penha-Lopes

    Professora no Bloomfield College, Copresidente do Seminário do Brasil na Universidade de Columbia, e investigadora no Washington Brazil Office. É autora do livro The Presidential Elections of Trump and Bolsonaro, Whiteness, and the Nation (2022).

  • William H. Janeway

    William H. Janeway

    Sócio do fundo de investimento Warburg Pincus, professor filiado de economia na Universidade de Cambridge e autor de "Doing Capitalism in the Innovation Economy" (Cambridge University Press, 2018)

  • Armando Marques Guedes

    Professor Catedrático Jubilado da NOVA School of Law/Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

  • Christiana Martins, enviada ao Rio de Janeiro

    Christiana Martins, enviada ao Rio de Janeiro

    Dizer o quê? Que é preciso ler, porque quem lê descobre mundos, inaugura linhagens. Que comecei a ler e acabei a escrever, operária das letras. Com sotaque brasileiro, porque das raízes não se abre mão. E que foi com sotaque que estagiei no "Diário de Notícias", trabalhei no "Público", desembarquei no "Expresso". Durante 12 anos, procurei-me nas secções de Economia, perdi-me na Revista, estou na Sociedade. Sempre jornalista, a escrever, porque alguém haverá de ler. Publiquei um livro, "30 anos de Jornalismo Económico em Portugal", porque as letras têm múltiplos suportes. Deram-me alguns prémios em Economia e fora dela (Clube Português de Imprensa, Comissão Europeia), mas, sobretudo, aprendi que é preciso estudar sempre, com uma bolsa em Boston, num mestrado na Universidade Nova ou na Universidade da Carolina do Sul, porque, para além do sotaque, a única certeza que tenho é de que aprender é tarefa que não acaba. Afinal, como me ensinou a minha conterrânea Adélia Prado, "não quero faca, nem queijo. Quero a fome".

  • Gustavo Jesus

    Gustavo Jesus

    Psiquiatra e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

  • Matilde Torres Pereira

    Matilde Torres Pereira

    Matilde Torres Pereira (Lisboa, 1987) Artista plástica, jornalista, curadora e programadora cultural. Passou pelo curso de Pintura nas Belas Artes do Porto antes de se licenciar em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (IPL, 2007-2010). Completou o ano curricular do Mestrado internacional em Culture Studies – Arts Management do programa The Lisbon Consortium (UCP, 2015/2016). Foi jornalista multimédia na RR entre 2010-18 e escreve regularmente para outras publicações. Foi diretora de comunicação do LEFFEST '21, Lisbon & Sintra Film Festival. Colabora na Brotéria, onde foi responsável pela programação de 2019-21. Na escola de arte MArt, foi artista residente e integrou a equipa de direção de 2018-21. Integra o conselho de fundadores da Base Escola de Arte. Desde 2021, apresenta com Carla Quevedo o podcast As Mulheres Não Existem.

  • Carla Quevedo

    Carla Quevedo

    Carla Quevedo é escritora e comentadora. Autora do livro <i>As mulheres que fizeram Roma: 14 histórias de poder e violência</i> (Esfera dos Livros, 2015). Mestre em Estudos Clássicos, Literatura Grega (2005), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaborou regularmente na imprensa escrita desde 1998, em títulos como <i>Diário de Notícias</i>, <i>O Independente</i>, entre outros. Foi colunista do <i>Expresso</i>, da revista <i>Atlântico</i>, dos jornais <i>Metro</i>, <i>i</i>, <i>Sol</i>. Participa no programa <i>Irritações</i>, na SIC Radical. É autora do podcast As Mulheres Não Existem, o qual apresenta desde 2021 com Matilde Torres Pereira.

  • Susi Dennison

    Susi Dennison

    Diretora do programa “European Power” no European Council on Foreign Relations

  • Catarina Grilo

    Catarina Grilo

    Diretora de Conservação e Políticas da Associação Natureza Portugal