9 junho 2014 12:08

Evitar exibir acessórios apelativos é uma das regras básicas de segurança
flickr
Saiba os cuidados a ter para que tudo corra às mil maravilhas.
9 junho 2014 12:08
Férias, um estágio de verão ou o Erasmus no próximo ano letivo podem implicar que viaje sozinho para um país que não conhece. O "Her Campus" diz-lhe que cuidados deve ter para evitar problemas.
1.Esteja sempre atento
Uma das grandes vantagens de viajar sozinho - seja para estudar ou simplesmente de férias - é sair da zona de conforto e ver como se consegue arranjar num país que não conhece. Mas não precisa de abusar e criar situações de risco, pois mesmo com prudência não lhe faltarão muitas histórias para contar no regresso. Esta é uma excelente oportunidade de crescimento e perfeita para aumentar o seu nível de confiança e de autoestima, especialmente se souber evitar situações potencialmente perigosas e contornar alguns problemas que surjam no caminho.
2.Mantenha família e amigos informados sobre os seus planos
Convém partilhar todos os dados importantes com os pais e alguns amigos para que possam agir caso se revele necessário. Os contactos do local onde está alojado, de algum colega mais chegado, da polícia local podem ser úteis. E também é importante avisá-los se pretende fazer um programa diferente do habitual, como visitar uma cidade próxima ou passar o fim de semana num parque natural. E não os deixe sem notícias durante muito tempo.
3.Olhe para o mapa antes de sair para a rua
É óbvio que se estiver perdido vai ter de se orientar com o mapa, mas de preferência consulte-o antes de sair do quarto de manhã ou, pelo menos, evite fazê-lo em zonas que não lhe inspirem muita confiança. Dar nas vistas como turista não é uma boa ideia.
4.Escolha bem a mochila ou mala
Qualquer turista sabe que a segurança é um dos fatores cruciais para que tudo corra bem, e não facilitar a vida aos 'amigos do alheio' é um bom princípio. Escolha uma mala que possa usar cruzada no tronco, com os fechos para dentro, por exemplo, e não coloque tudo lá dentro. Deixe o telemóvel e o dinheiro nos bolsos. De preferência as malas ou mochilas servem para levar mapas, mantimentos, um agasalho, ou seja, nada de muito valioso.
5.Vista-se de acordo com o local
O ideal é passar despercebido. Evite roupas muito reveladoras e acessórios apelativos - peças em ouro, relógios ou óculos de sol caros. Informar-se sobre a cultura local também pode dar-lhe importantes pistas sobre alguns tipo de roupa a evitar, por exemplo.
6.Leia sobre o destino antes de lá chegar
É importante entender um pouco sobre a cultura e costumes do país para evitar surpresas e mal entendidos. Informe-se também sobre os melhores locais para fazer compras, se há dias gratuitos para visitar os museus e os dias em que fecham, quais as especialidades gastronómicas que é obrigatório provar, e onde se encontram os alojamentos mais em conta mas perto dos locais que pretende visitar.
7.Saiba algumas frases na língua local
Confiar que todas as pessoas falam um pouco de inglês é nunca ter ido sequer ao país vizinho. Os portugueses são conhecidos como um povo simpático e hospitaleiro porque se esforça por entender os turistas, mas não espere que isso aconteça em outros países. E este preparado para problemas acrescidos em alguns locais. Por exemplo, se viajar para Belgrado prepare-se para ver o nome das ruas escrito em cirílico, ou seja, mesmo que o seu mapa esteja em inglês, terá depois dificuldade em fazer a necessária correspondência. Além destes detalhes, convém sempre saber dizer 'por favor', 'obrigado', 'sim', 'não' e 'ajude-me'.
8.Programe o telefone com números de emergência
Não se trata de pensar no pior, mas é sempre prudente estar protegido. Grave no telemóvel o número do hotel ou de alguém conhecido com a indicação de 'Emergency' ou 'SOS', e tenha também à mão o número da embaixada de Portugal nesse país.
9.Evite situações de risco
A melhor forma de se manter em segurança é conservar o seu discernimento intacto. Para isso fique atento ao que bebe e tenha em conta o efeito que o álcool costuma ter em si. Se sair à noite escolha locais onde possa usar facilmente os transportes públicos e informe-se antecipadamente de qual o autocarro ou a linha de metro que deverá apanhar para regressar a casa, e a que horas deixam de circular. Não ande com muito dinheiro, mas é prudente ter dinheiro para apanhar um táxi se tal for necessário.
10. Confie na intuição
Não embarque em situações que o deixem desconfortável por receio de parecer mal educado. Conhecer alguém numa esplanada e passarem o resto da tarde juntos pode ser o início de uma bela amizade ou algo mais, mas apenas se se sente à vontade junto dessa pessoa. De outra forma, arranje desculpas para recusar convites inusitados ou procure ajuda se tiver razões para achar que está a ser perseguido.