ARQUIVO Quero Estudar Melhor

Como fazer apresentações brilhantes

30 janeiro 2013 15:04

Maria Martins

Algumas disciplinas não se fazem em exames, mas sim com a apresentação oral de trabalhos, o que não é uma boa notícia para os alunos que têm pânico de falar em público. Siga as nossas dicas para impressionar o professor.

30 janeiro 2013 15:04

Maria Martins

Sabia que até o destemido Harrison Ford fica sem fala quando tem de discursar perante um grupo de pessoas? E o mesmo acontece com Leonardo DiCaprio e muitos outros famosos, que ficam em pânico quando têm de falar para plateias, sem estarem a representar. O mesmo pode-lhe acontecer quando tiver de apresentar o trabalho final de uma cadeira. Para não prejudicar a nota final há que recorrer a algumas técnicas básicas de apresentação, que o ajudarão a descontrair e a melhorar as suas qualidades de comunicador. Se até Einstein conseguia comunicar as suas ideias completamente disruptivas, perante largas audiências, como é que você não há de conseguir falar sobre um tema consensual diante dos seus colegas e do professor?

Prepare-se para o que vai enfrentar 

Tente saber o máximo sobre o tipo de pessoas que o vão escutar e o espaço onde vai falar. É fundamental conhecer o professor para saber que tipo de linguagem aprecia, qual a abordagem que prefere, se valoriza os pormenores, se é muito exigente em relação ao tempo, etc, etc, etc. Também é importante que se situe no espaço onde vai falar. Há que perceber onde se deve colocar para ficar próximo do quadro interativo sem se colocar na frente das letras, treinar a passagem dos slides, escolher o local onde consegue ver a turma toda, perceber como está a luz à hora prevista para a apresentação, e outros detalhes, que na altura podem revelar-se fatais.

Domine bem o tema

Conhecer o assunto com certa profundidade torna a exposição mais original, espontânea e ritmada, dando-lhe mais credibilidade. Para o conseguir não basta preparar-se de véspera, pois tem de saber muito bem o que vai dizer. Se quando enfrentar a sua turma já tiver treinado a apresentação umas quantas vezes em casa - ao espelho, com os pais ou com um amigo -, vai sentir-se mais seguro e a espontaneidade conquistará mais facilmente a audiência. E há outra aspeto, se não dominar o tema vai ficar petrificado se um colega lhe colocar uma pergunta.

Apoie-se num bom power point

Recorrer ao power point é uma ótima forma de entreter os colegas e complementar as suas palavras. Prepare uma apresentação interessante e apelativa, com imagens, citações, pequenas frases-chave, tópicos. Nunca com textos longos, que ninguém terá interesse em ler; ou com uma letra tão pequena que as pessoas vão estar mais focadas em tentar ler o que escreveu do que em ouvir o que está a dizer; ou com tantos 'efeitos especiais' do power point, que distrai completamente a atenção da audiência.

Numa parte mais difícil da apresentação, onde tenha receio de derrapar, socorra-se de slides com mais informação, mas ainda assim, procure sempre dizer mais do que os seus colegas conseguem ler no power point.

Treine, treine, treine 

Não é fácil decorar um trabalho de 15 páginas, mas é impensável apresentá-lo sem tirar os olhos do papel. Treine, treine, treine, de forma a apreender grande parte do discurso. As suas folhas ou cartões devem ter apenas tópicos para não cair na tentação de ler o que escreveu. Desta forma, é obrigado a desenvolver as ideias por palavras suas, numa linguagem acessível e com um discurso mais fluído, que capta a atenção dos colegas. E nunca caia no erro de ler algo do género "Bom dia. Obrigada por terem ficado para assistir à minha apresentação". É suposto conseguir dizer isto sem olhar para o papel! Da mesma forma que também é suposto olhar para a audiência enquanto fala, e não para o power point.

Não dê nas vistas

Vista-se como se fosse um dia normal de aulas. O objetivo não é que os colegas se fixem no seu visual, mas nas palavras. Escolha um look confortável para se sentir à vontade, e discreto para que ninguém se distraia com pormenores que não interessam. No entanto, se a disciplina o permitir, pode ser interessante usar uma t-shirt com uma frase alusiva ao tema da apresentação. Se conseguir fazer disso um elemento-surpresa até ao momento de iniciar a apresentação, começará logo a marcar pontos antes mesmo de abrir a boca.

Controle os nervos

Treine muito, evite stresses no Dia D, chegue mais cedo à sala para organizar a apresentação com calma, e pense positivo. Uma boa forma de quebrar o gelo no início da apresentação é com uma piada sobre algo que lhe tenha acontecido durante a preparação do trabalho nesse mesmo dia antes de chegar à sala, ou sobre o resultado de um acontecimento importante da véspera. É um ótimo ponto de partida para iniciar a apresentação sem ter de ir direito ao assunto, e também ajuda-o a descontrair.

Enfrente a audiência com confiança

Comece a apresentação propriamente dita com um pequeno resumo do que vai dizer, lance algumas perguntas a que pretende responder, e depois conte uma pequena história ou curiosidade sobre o tema, para conquistar o interesse e simpatia da turma. Tire os olhos do papel e do power point e vá passeando o olhar pela audiência. É uma forma de captar a atenção dos colegas e de perceber se está a conseguir captar-lhes a atenção. Vá alternando o tom de voz, faça pausas enquanto fala, e mostre entusiasmo. Sublinhe algumas palavras que deverá dizer com mais ênfase, para destacar a sua importância e evitar a monotonia, e se possível, utilize linguagem acessível. E movimente-se na sala, porque ajuda a alterar o campo visual da atenção, e revela descontração da sua parte.

Dê exemplos práticos

Exemplos, pequenas histórias ou curiosidades é o que que as pessoas vão falar no final e são as peças que as ajudarão a recordar grande parte da informação que passou ao longo da apresentação. Para o professor isso revela um bom trabalho de pesquisa e de preocupação com a apresentação.

Termine em grande

Não termine a apresentação de repente. Um final perfeito é aquele que as pessoas conseguem prever e para o qual se preparam. As suas últimas frases devem ser para apresentar a conclusão da apresentação e, se possível, termine com uma história ou uma curiosidade sobre o tema - se provocar emoção, tanto melhor.