3 setembro 2013 17:20

Um cérebro que é posto regularmente à prova responde com o aumento da massa cinzenta
getty
Sabia que a sua inteligência pode aumentar ou diminuir dependendo do seu estilo de vida? Veja o que pode fazer para desenvolver ainda mais o seu QI.
3 setembro 2013 17:20
A inteligência não é genética, nem estática. Vários estudos científicos têm demonstrado que o seu quociente de inteligência pode aumentar ou diminuir consoante o seu estilo de vida e as atividades a que se dedica.
Um estudo divulgado esta semana pela revista Science trouxe mais uma prova neste sentido, ao revelar que pessoas que passam por grandes dificuldades económicas podem baixar o seu QI em cerca de dez pontos. "Não estamos a dizer que os pobres são menos inteligentes do que os outros", esclareceu Sendhil Mullainathan, investigador da Universidade de Harvard, nos EUA, que liderou o estudo, mas como a mente fica ocupada com diversos problemas urgentes para resolver, a capacidade cognitiva real não diminui, mas a capacidade efectiva é mais baixa.
Saiba o que pode fazer para estimular o cérebro e desenvolver a sua inteligência.
Estude o máximo possível
Esta pode não ser a forma que lhe pareça mais interessante em véspera de mais um ano lectivo, mas a verdade é que um estudo da Universidade de Cornell, nos EUA, revelou que cada ano de estudo acrescenta vários pontos ao QI. Por esta via, quando mais longe for nos estudos, melhores resultados poderá obter. Se for possível, não se fique pela licenciatura, nem pelo mestrado, e não pare de faze formação ao longo da vida.
Opte por uma profissão desafiante
Os profissionais que desempenham actividades complexas e que resolvem problemas difíceis no dia-a-dia tendem a conseguir melhores resultados nos testes de QI. Ao contrário, quem tem um trabalho simples, que não exige muito raciocínio, vê o seu QI descer uns pontos ao longo da vida. Foi esta a conclusão de um estudo feito durante 30 anos pelo National Institute of Mental Health, nos EUA.
Interesse-se por novos assuntos
O cérebro que está constantemente a ser estimulado regista um aumento da massa cinzenta, como provou um estudo realizado pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha, com 20 jovens que treinaram malabarismo durante um mês. Nesse período os cientistas registaram um rápido aumento da sua massa cinzenta, mas depois do treino terminar, lentamente, o cérebro foi voltando ao estado anterior, apesar de os jovens terem mantido as habilidades desenvolvidas entretanto.
Aprenda a tocar um instrumento
A música é um excelente estímulo para o cérebro e não apenas durante a infância, como se pensou durante muito tempo. Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, constataram que seis anos de estudo de música na infância podem levar a um aumento de 7,5 pontos no QI. Mas outro estudo da Universidade do Kansas, nos EUA, concluiu que músicos que continuam a estudar música e a tocar um instrumento conservam o seu QI elevado mesmo depois dos 60 anos.
Ponha-se à prova no tempo livre
Aproveite os tempos mortos para se desafiar com jogos nos dispositivos móveis e não apenas na Playstation ou na Nintendo, em casa. No Metro, nos intervalos, enquanto espera por um amigo, escolha um jogo que o ajude a desenvolver a sua inteligência. Qualquer um que envolva desafios mentais é uma boa aposta.