ARQUIVO Marcas

Referências nacionais inspiram marcas

27 abril 2012 12:16

Catarina Nunes (www.expresso.pt)

Azeite Gallo lança edição dedicada ao fado. Depois da polémica, marca Salazar fica em 'fase embrionária'

27 abril 2012 12:16

Catarina Nunes (www.expresso.pt)

A memória de António de Oliveira Salazar foi acordada, no último mês, com a rodagem de um filme que decorre na época do Estado Novo e o anúncio do lançamento de uma marca inspirada no ditador.

Mas enquanto o filme continua a trazer ao país atores de renome como Jeremy Irons e Charlotte Rampling, a marca anunciada pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão está em fase embrionária.

A criação da marca Salazar é um dos exemplos mais recentes da utilização de referências da história e da cultura nacionais em iniciativas de marketing.

Divulgada à imprensa em detalhe pelo presidente da câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, a marca Salazar criou polémica em vários sectores da sociedade, em particular resistentes antifascistas.

Legislação proíbe apenas a utilização publicitária de instituições, símbolos nacionais ou religiosos ou personagens históricas se for de forma depreciativa.

Leia mais na edição impressa do Expresso Economia de sábado, 7 de janeiro, ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado.