26 agosto 2010 10:53
Nouriel Roubini diz que os dados do terceiro trimestre relativos à economia norte-americana poderão revelar o início de uma nova recessão. Saiba como proteger-se do aumento da incerteza.
26 agosto 2010 10:53
Nouriel Roubini, o economista que previu a recente crise financeira mundial diz que os dados económicos da economia norte-americana, relativos ao terceiro trimestre, poderão revelar nova recessão económica.
Em declarações à Bloomberg, o economista afirmou que a economia norte-americana deverá crescer "muito menos" que 1% no terceiro trimestre. Para Roubini, a probabilidade da locomotiva da economia mundial entrar novamente em recessão é superior a 40%.
"Com o crescimento ao ritmo de 1% ou abaixo, os mercados podem corrigir acentuadamente e os spread do crédito e interbancários podem agravar-se, enquanto a aversão global ao risco aumenta", afirmou o economista à agência de informação financeira, sublinhando que, na melhor das hipóteses, espera um crescimento "anémico durante muitos anos, dada a necessidade e o processo de desalavancagem" por parte das famílias, dos Governos e do sistema financeiro em geral.
Segundo as estimativas dos economistas sondados pela Bloomberg, o Departamento do Comércio norte-americano deverá anunciar amanhã que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,4% no segundo trimestre do ano, o que a verificar-se representará uma revisão em baixa face à anterior estimativa governamental que apontava para um crescimento de 2,4% no segundo quarto do ano.
Ganhar com a incerteza
A verificar-se a previsão do célebre economista, é natural que os mercados financeiros e se retraiam, provocando prejuízos aos investidores que neles estão investidos. No entanto, existem produtos financeiros que podem minimizar o impacto da subida da volatilidade nos mercados ou até transformar a ameaça em oportunidade.
Através dos chamados supermercados de fundos, como o Banco Best, o ActivoBank e o Banco Big, existe a possibilidade de investir em fundos que ganham valor quando a medida estatística do nervosismo dos mercadoa aumenta. É o caso do fundo Amundi Volatility Euro Equities S. Este produto gerido por Gilbert Keskin ganha valor sempre que a volatilidade aumenta nos mercados acionistas europeus e poderá ser uma alternativa tendo em conta as recentes declarações do laureado com o Nobel da economia, Joseph Stiglitz. Desde o início do ano, este fundo rendeu 4,96%, já líquidos de impostos.
Mais abrangente é o fundo Amundi Volatility World Equities H. Este fundo é a melhor alternativa para ganhar com o aumento da volatilidade a nível mundial, uma vez que que valoriza com o aumento da volatilidade nos mercados acionistas mundiais. Desde o início do ano, este produto acumula um ganho líquido de 13,4%.
Ainda assim, os investidores que aplicarem dinheiro nestes fundos devem estar cientes que ambos têm risco, em particular o último que além do risco específico do ativo volatilidade tem também risco cambial devido a ser cotado em dólares.