3 setembro 2012 21:50
Zenit pagou a cláusula de rescisão do belga: 40 milhões de euros. Benfica tentou renovar contrato com o médio mas jogador preferiu condições dos russos. Jesus 'perdeu' meio-campo em quatro dias.
3 setembro 2012 21:50
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, tinha deixado uma espécie de aviso após a vitória com o Nacional (3-0). "Nunca vivi um período igual a este", referiu em declarações à SIC Notícias. A pressão do mercado acabou mesmo por deixar mossa: Axel Witsel já é jogador do Zenit, como foi comunicado à CMVM.
E a verdade é que não havia muito a fazer - os campeões russos, que já tinham contratado Hulk a meio da tarde, depositaram os 40 milhões de euros da cláusula de rescisão do belga, naquele que é o maior encaixe de sempre do Benfica com um jogador (superando Di María, David Luiz e Fábio Coentrão, entre outros).
No entanto, o conforto nas contas significa, em paralelo, desconforto nas opções de Jorge Jesus para o meio-campo. É que, em quatro dias, os 'encarnados' perderam as duas referências da equipa nesse sector: Javi García, que assinou sexta-feira pelo Manchester City a troco de 20 milhões de euros (mais três por objetivos); e, agora, Axel Witsel.
Benfica tentou renovar contrato
Rui Gomes da Silva, administrador da SAD do Benfica, admitiu no programa "O Dia Seguinte", da SIC Notícias, que os 'encarnados' tentaram ainda renovar contrato com Witsel, com uma substancial melhoria nas condições salariais, mas o belga terá recusado essa hipótese por preferir as condições apresentadas pela formação de São Petersburgo.
Em paralelo, o dirigente adiantou ainda que será o Zenit a suportar os valores dos mecanismos de solidariedade previstos pela FIFA.
Moutinho e/ou Gaitán serão os próximos?
Para já, o ataque do Zenit ao campeonato português vai nos 100 milhões de euros (60 por Hulk, 40 por Witsel) mas, como o mercado ainda está aberto, mantém-se a especulação sobre um eventual terceiro negócio com um portista (João Moutinho) ou um benfiquista (Gaitán). Ou, quem sabe, os dois. Os dirigentes russos estão mesmo a perder a cabeça...