10 fevereiro 2010 16:09
O Sporting, que esta época já perdeu quase todas as competições em que está envolvido, apenas conseguiu conquistar cinco campeonatos desde 1974, menos catorze que o FC Porto e menos seis que o Benfica.
10 fevereiro 2010 16:09
Com três títulos até 1982, os "leões" estiveram depois 18 anos em "seca", quebrados em 1999/2000, com Augusto Inácio, repetindo os festejos em 2001/2002, já com o romeno Laszlo Boloni ao "leme".
Neste período, o Sporting conquistou apenas 18 troféus, menos 34 do que o FC Porto, mas apenas menos seis do que o Benfica.
Resta apenas a Liga Europa
Depois da pesada derrota de terça feira em casa com o Benfica, por 4-1, nas meias finais da Taça da Liga, ao Sporting, que está a 19 pontos dos "encarnados" na Liga e já tinha sido eliminado da Taça de Portugal, ficou apenas a restar a Liga Europa para poder aspirar a um troféu esta temporada.
Os "leões" arrecadaram em média um troféu a cada duas temporadas desde a revolução de 1974, mas pareciam estar numa fase de crescimento, uma vez que metade das conquistas aconteceu depois do ano 2000.
Além dos dois títulos nacionais, o Sporting conquistou desde 2000 quatro edições da Supertaça e três Taças de Portugal.
Paulo Bento foi o treinador mais vitorioso
Neste período, apesar de ter falhado o objetivo de vencer a Liga, Paulo Bento, que se demitiu no final de 2009, foi o treinador mais vitorioso, com quatro troféus - duas Supertaças e duas Taças de Portugal.
Desde o 25 de Abril, o FC Porto, ainda em todas as competições, já conquistou 46 troféus nacionais - 19 campeonatos, 11 taças e 16 supertaças - e seis internacionais - duas Taças dos Campeões Europeus, uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinentais.
Por seu turno, o Benfica, que este ano, além da Taça da Liga, ainda luta pela Liga e pela Liga Europa, soma 24 troféus, todos conquistados a nível interno, dos quais 11 campeonatos nacionais, nove Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.
Nesta lista, destaque ainda para o Boavista, atualmente na II divisão, que conquistou oito troféus (uma Liga portuguesa, cinco Taças e duas Supertaças).
Clube CN TP ST TL CI TOTAL
FC Porto 19 11 16 - 6 52
Benfica 11 9 3 1 - 24
Sporting 5 7 6 - - 18
Boavista 1 5 2 - - 8
Vitória Setúbal - 1 - 1 - 2
Beira-Mar - 1 - - - 1
Belenenses - 1 - - - 1
Estrela Amadora - 1 - - - 1
Vitória Guimarães - - 1 - - 1
Legenda: CN - campeonato nacional. TP - Taça de Portugal. ST - Supertaça. TL - Taça da Liga. CI - competições internacionais.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.
Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.
O facto de a agência Lusa adoptar o Acordo Ortográfico, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.
Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.