12 junho 2009 13:14
Quando assinar o contrato de seis temporadas com o Real Madrid, o avançado português passa a ganhar 750 mil euros por mês, 9 milhões por ano. Num só dia, aufere mais que 55 salários mínimos mensais de Portugal (450 euros).
12 junho 2009 13:14
A notícia da iminente transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid abalou ontem o mundo do futebol. Em tempo de crise, o clube espanhol vai desembolsar cerca de 93 milhões de euros para contratar CR7 ao Manchester United.
Se a qualidade do avançado português não está em causa - em 2008 ganhou todos os títulos individuais mais importantes, como a 'Bola de Ouro' da revista "France Football" e o prémio FIFA para Jogador do Ano -, a quantia envolvida é o montante mais alto alguma vez pago por um futebolista. Mesmo numa das melhores ligas do mundo, a espanhola, o custo de Ronaldo ultrapassa o orçamento anual de 16 equipas da primeira divisão do país vizinho.
Além disso, assim que Ronaldo, de 24 anos, começar a vestir a camisola merengue, passará também a auferir valores astronómicos. O português vai ganhar cerca de 750 mil euros por mês, o que equivale a dizer que, num dia de trabalho, Ronaldo aufere 25 mil euros (55,5 vezes mais que o salário mínimo nacional).
Por temporada, o futebolista vai receber perto de 9 milhões de euros 'limpos'. Tendo em conta que Ronaldo vai assinar um contrato válido por seis temporadas, aos 30 anos o avançado vai deixar Madrid com mais 54 milhões de euros na conta bancária. Isto sem contar, obviamente, com as receitas provenientes da publicidade, que se estimam numa média de 10 milhões de euros anuais.
O famoso CR7 vai passar a CR9 - marca já registada pelo jogador em Espanha - no Real Madrid, pois o português vai jogar com o '9' nas costas. É que, no clube da capital espanhola, o capitão Raul é 'dono' da camisola '7'.
Assunto de Estado
A transferência de Ronaldo para Madrid não deixou quase ninguém indiferente. Ontem, jornais de todo o mundo, dos Estados Unidos à Austrália, noticiaram a proposta "astronómica" do Real Madrid.
Em Inglaterra, até o primeiro-ministro Gordon Brown comentou a transferência de Ronaldo para Espanha. Adepto de futebol, o governante afirmou que "Ronaldo é um dos jogadores mais geniais do mundo". "Penso que as pessoas ficarão tristes por ele não jogar mais em Inglaterra", complementou.
Michel Platini, presidente da UEFA, ficou "preocupado" com os elevados montantes envolvidos na operação. "Isto põe em causa o fair-play económico e o equilíbrio das nossas competições", comentou o ex-jogador francês.
De férias em Los Angeles, Cristiano Ronaldo foi dos poucos que ainda não comentou a sua mudança para Madrid. A Gestifute, do empresário Jorge Mendes, que gere a comunicação de Ronaldo, já avisou que o jogador só falará quando tudo estiver concluído. Por isso, as declarações atribuídas ao futebolista, que apareceram nalguns órgãos de comunicação social, foram dadas como falsas.