16 março 2009 18:52
O presidente da UEFA revelou que a UEFA fará os possíveis para evitar que o Liverpool dispute os quartos-de-final da Champions a 15 de Abril, data da tragédia de Hillsborough.
16 março 2009 18:52
O presidente da UEFA, Michel Platini, revelou hoje que o organismo que dirige fará os possíveis para evitar que o Liverpool dispute os quartos-de-final da Liga dos Campeões a 15 de Abril, data da tragédia de Hillsborough.
O antigo futebolista internacional francês mostrou-se solidário com o desejo do clube inglês em não jogar o embate da segunda "mão" dos 'quartos' no dia em que se completam 20 anos após a tragédia que vitimou 96 adeptos dos reds.
"Estamos conscientes do significado do dia 15 de Abril, tanto para o Liverpool, como para os seus adeptos. Por isso, iremos fazer os possíveis para assegurar que o clube não tenha de disputar o jogo da segunda-mão dos quartos-de-final nesse dia", revelou Platini, em comunicado.
O presidente do organismo que regula o futebol europeu disse ainda que tinha sido informado para este facto pelo Liverpool, em Outubro de 2008, e que "sendo este o 20 aniversário do desastre de 1989, a situação torna-se ainda mais relevante, portanto iremos ter isso em conta".
Em 15 de Abril de 1989, 96 adeptos do Liverpool morreram devido ao colapso de uma bancada do estádio de Hillsborough, em Sheffield, palco de uma das meias-finais da Taça de Inglaterra, que se disputava entre o Liverpool e o Nottingham Forest.
O capitão do Liverpool, Steven Gerrard, confirmou domingo o pedido do seu clube para não jogar os quartos-de-final da Liga dos Campeões a 15 de Abril, dia que marca o 20 aniversário da tragédia de Hillsborough.
No sítio Internet do Liverpool, Steven Gerrard apoia pessoalmente o pedido feito pelo clube junto da União Europeia de Futebol (UEFA) desde meados de Fevereiro, antes mesmo da qualificação do Liverpool, que afastou os espanhóis do Real Madrid, para os quartos-de-final da Champions.
"Tenho sempre na memória a tragédia de Hillsborough, porque perdi aí um membro da minha família, e, se nós obtivermos um título este ano, será dedicado a todos os que perderam a vida nesse dia", observou Gerrard.
Os encontros da primeira "mão" dos quartos-de-final da Liga dos Campeões estão agendados para 7 e 8 de Abril, enquanto os da segunda realizam-se a 14 e 15 de Abril.