ARQUIVO Desporto - Tribuna

Manuel Fernandes: "O Torres não pensou pela cabeça dele quando me deixou de fora"

19 abril 2011 12:52

Pedro Candeias (www.expresso.pt)

A 19 de Abril de 1986, José Torres fez a convocatória para o Mundial. Na lista, não estava o nome de Manuel Fernandes, melhor marcador da época (30 golos pelo Sporting). Foi o início de Saltillo, há exatamente 25 anos.

19 abril 2011 12:52

Pedro Candeias (www.expresso.pt)

O Mundial de 1986 é o da "Mão de Deus" de Maradona, sim senhor, mas, e à escala portuguesa, foi o Mundial da vergonha. De Saltillo. A selecção nacional carimbou a viagem para o México no último suspiro, em Estugarda, com aquele golo lendário de Carlos Manuel (1-0) à Alemanha.

A partir daí, uma enxurrada de polémicas. A primeira de todas surgiu logo na convocatória para o Campeonato, a 19 de Abril de 1986 - José Torres, o seleccionador, deixou Manuel Fernandes de fora, ele que marcara 30 golos nessa época pelo Sporting. Porquê? Por causa de uma entrevista à RTP.

"Então é assim. Na primeira jornada, marquei 5 golos (ao Penafiel) e fui convidado do programa de desporto da RTP. E na última pergunta que me fizeram, sobre a selecção, eu disse que gostava de jogar por Portugal mas que havia novos valores a despontar. Tinha 35 anos", conta Manuel Fernandes ao Expresso.

"Houve alguém por trás disto tudo"

Segundo Manuel Fernandes, Torres riscou-o do mapa depois dessa declaração. "Ele disse-me que tinha sido por isso. Mas depois, ainda jantámos os três - eu, ele e o Marinho (adjunto) - e fiquei com a impressão de que seria convocado. Acabei por não ser. Porquê? Houve alguém por trás disto tudo. Acho que o Torres não pensou pela cabeça dele. No meu caso e no caso do Veloso, que deu positivo num controlo e depois a contra-análise deu negativa. Não encontro explicações."

À margem da selecção, Manuel Fernandes seguiu para o México. Um mimo do Sporting para o seu avançado. "Mas não estive em Saltillo. Vi os jogos e pronto. Fiz umas férias perto de Guadalajara."