15 outubro 2009 11:03
A selecção treinada por Diego Maradona bateu o Uruguai por 1-0, em Montevideu, e garantiu a presença no Mundial, na última jornada da fase de qualificação.
15 outubro 2009 11:03
A Argentina garantiu hoje a presença no Mundial da África do Sul, a disputar em 2010, depois de vencer o Uruguai por 1-0, em Montevideu, em jogo da última jornada da fase de qualificação sul-americana.
Um golo do médio Mário Bolatti, aos 86 minutos, garantiu a vitória à selecção comandada por Maradona, num jogo em que os nervos impediram as duas equipas de jogar bom futebol.
A Argentina sobrevive assim a uma fase de qualificação cheia de problemas, garantindo a presença no Mundial sobre a meta.
O Uruguai terminou a fase de qualificação na quinta posição, o que lhe permite disputar o play-off de acesso com uma equipa da América do Centro e Norte.
O Uruguai, a quem só a vitória interessava, entrou melhor no jogo e nos primeiros minutos assustou a Argentina, mas depressa a equipa de Maradona passou a controlar a partida, que passou a ter na dureza com que os lances eram disputados o único ponto de interesse.
Com o arrastar do nulo o Uruguai arriscou no ataque, mas a quatro minutos do final, na sequência de um livre que custou o segundo amarelo ao uruguaio Cáceres, a bola chegou a Mário Bolatti, entrado pouco antes, que atirou para a rede.
Bolatti, jogador emprestado pelo FC Porto ao Huracán, estreou-se a marcar com a camisola da Argentina e garantiu o passaporte para o Mundial, façanha efusivamente festejada por Maradona.
Os laterais Maxi Pereira (Benfica) e Álvaro Pereira (FC Porto), foram titulares no Uruguai, tendo Cristian Rodriguez (FC Porto) entrado no decorrer da segunda parte, enquanto do lado da Argentina o avançado Di María (Benfica) foi titular, tendo sido substituído no decorrer da segunda parte. O uruguaio Fucile (FC Porto) e o argentino Aimar (Argentina) não saíram do banco de suplentes.
Equador de fora
Na outra partida que ainda contava para as contas do apuramento, o Chile venceu o Equador por 1-0 e acabou com as esperanças dos equatorianos repetirem a presença do Mundial da Alemanha.
Um golo de Suazo, aos 53 minutos, fez o resultado final, num jogo que o Equador tinha de vencer para ainda aspirar ao apuramento ou ao play-off, dependendo do que acontecesse em Montevideu.
Num jogo para cumprir calendário, o Brasil não foi além de um nulo em casa com a Venezuela, num jogo em que os benfiquistas Luisão e Ramirez foram titulares na selecção brasileira, com o médio a ser substituído durante a segunda parte.
Finalmente, num jogo entre as duas últimas classificadas da zona sul-americana, o Peru bateu a Bolívia por 1-0, com um golo de Fano aos 54 minutos.