ARQUIVO Não perca na TV

Não perca na TV de 9 a 15 de Janeiro de 2010

8 janeiro 2010 18:30

8 janeiro 2010 18:30

SÁBADO, 9 

Obra mexicana de Alfonso Cuarón, impôs-se pela capacidade de experimentar a provocação saudável e jogar com a apresentação dos sentimentos "como eles realmente são...". Dois adolescentes de 17 anos conhecem Luísa, de 28 anos, casada com o primo de um deles. Convidam-na para uma ida à praia, numa viagem em que se deparam com o delicioso confronto entre inocência, sensualidade, amizade e sexualidade. Uma etapa iniciática vivida entre a construção das relações humanas e a descoberta do sexo. Venceu festivais e o Independent Spirit Award para Melhor Filme Estrangeiro, e nomeções para o Óscar e o Globo de Ouro. Completa a "Sessão Dupla", o filme de José Luis Cuerda "A Educação das Fadas". RTP2, às 22h40.

Os Red Hot Chili Peppers estão neste fim-de-semana no VH1, às 12h nos dois dias. Fundado em 1982, o grupo já venceu seis Grammys e se o seu estilo pode considerar-se variado, prestam homenagem às influências do funk e do heavy metal, bem como do punk rock ou do rock psicadélico. A banda está indicada para o Rock and Roll Hall of Fame de 2010, prémio que rende homenagem imortalizando os artistas mais famosos.

O segundo filme da saga da jovem índia, agora em "Viagem a um Mundo Novo", permite que os mais novos descubram diferentes hábitos e costumes enquanto seguem as suas aventuras em mais uma missão de paz, rumo a Inglaterra. No Cimemagic, às 21h.

A actriz portuguesa foi estudar e trabalhar para os EUA e já tem desempenhos destacados em séries e filmes. Integrou-se no Less Strasberg Theatre and Film Institute e já foi dirigida por George Lucas. Daniela Ruah é a convidada do programa "Alta Definição' da SIC. às 14h.

DOMINGO, 10

Já quase nenhum jovem lê o magnífico livro de Alexandre Dumas. Pois que se aprecie então o belo filme reaizado por George Sidney em 1948, que narra as perigosas aventuras de Dartagnan quando ele parte para Paris para tentar juntar-se ao corpo de mosqueteiros do Rei. Vai ganhar o amor de uma parisiense e a amizade dos valorosos Athos, Perthos e Aramis, de quem ficará amigo inseparável, entre aventuras estonteantes e cenas arrojadas, cheias de duelos difíceis e diálogos irónicos, "Um por todos e todos por um" passará a ser a sigla que os unirá até à morte. Lana Turner dá-lhes réplica e Vincent Price é o cardeal Richelieu, adversário de respeito. Na RTP Memória, às 15h.

O Canal de História providenciou uma investigação completa sobre o trajecto de vida de Leon Trotsky, o revolucionário bolchevique que foi figura relevante da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia, que depôs o Czar e instaurou a sociedade socialista sobre os escombros do regime czarista, e que teve que exilar-se no México paa fugir à presseguição. Mesmo assim, e apesar de todas as precauções, foi assassinado às mãos de um agente soviético enviado com essa missão. O seu percurso pessoal e os amigos com que conviveu são, por si só uma lição de História. Através da sua vida estabelecemos um percurso sugestivo sobre parte significativa da História da primeira metade do século XX. Às 18h.

No meio da onda de protesto contra resultados eleitorais raudolentos e de uma repressão de regime ditatorial, o Canal Odisseia lançou a programação especial sobre a realidade actual do Irão, às 22h. Hoje confrontaremos o olhar de jovens iranianas que tiveram problemas com as suas famílias e fugiram de casa, para agora tentarem recuperar a aceitação social que perderam. às 22h.

SEGUNDA-FEIRA, 11

Num cerimonial de recepção à 3ª temporada desta série, o canal FX apresenta a Matona Especial da 2ª Temporada, com a programação de episódios duplos por dia, às 21h. Na terceira temporada, o novelista Hank Moody não deixa de ser mulherengo, mas vai ter que cuidar do seu comportamento, pois volta às salas de aulas, agora como professor universitário de Literatura Inglesa, a convite da professora de Inglês. O marido desta não fica nada agradado com a nova aquisição... Tentando gerir a sua crise de meia-idade, veremos como lida com a cidade e com os seus perigos, que vão de um estudante gay a uma aluna que de noite é stripper para sobreviver e poder continuar os estudos.

"Boléro", o ballet criado por Maurice Béjart, em 1960, sobre o trabalho musical de Ravel, é apresentado às 11h15. Béjart fundou várias famosas companhias de dança e coreografou mais de duzentas obras, entre as quais "Sinfonia para um Homem Só", "A Sagração da Primavera" e este "Boléro". Apresentou-se em Portugal no Coliseu dos Recreios, em 1969, e a seguir ao espectáculo subiu ao palco para anunciar o assassínio de Robert Kennedy, num discurso antiditatorial que fez com que a PIDE o tivesse ido buscar ao Hotel Borgess, em pleno Chiado, para o abandonar num posto de fronteira com a Espanha. Voltaria a Portugal em 1974, para apresentar o mesmo espectáculo, "Romeu e Julieta", e festejar a vitória da democracia.

Estreou a semana passada, na RTP1, esta série de seis episódios que narra acontecimentos da II Guerra Mundial através das memórias de quem os viveu, numa narrativa construída com imagens de arquivo em que 50% são materiais inéditos. Uma viagem ao centro de um dos piores conflitos da História da Humanidade. Às 01h15.

TERÇA-FEIRA, 12

Integrado no ciclo de Ficção Científica que está a decorrer no TVC3, começa hoje, às 22h, uma sequência de quatro filmes da saga de animação intitulada Futurama - criada por Matt Groening, autor de "Os Simpson" -, com o filme "O Grande Golpe de Bender". A acção passa-se na Nova Iorque do ano 3000. Seguem-se, amanhã, "O Monstro das Mil Costas", na quinta "O Jogo de Bender" e na sexta "Louco Futuro Verde". Bender terá atribuladas aventuras, especialmente quando, no filme de hoje, for enviado à Terra por extraterrestres para roubar todos os tesouros históricos, o que só não acontece porque a tripulação da Planet Express está alerta. Um bom trabalho técnico de animação.

Eis a segunda temporada desta série, com Richard Hammond a investigar o que se passa em ambiciosos projectos de construção um pouco por todo o mundo. Hoje analisaremos o Museu Guggenheim, em bilbao, considerado o edifício mais vanguardista e imponente do seu tempo. Oapresentador descobre pormenores imprevisíveis em cada um dos edifícios que visita. às 21h15, no National Geographic Channel.

É a prova mais importante e emblemática de todas as que se disputam no continente africano, a Taça das Nações Africanas. A presente edição está já a decorrer em Angola, país anfitrião. Mas hoje é dia de os "mambas" moçambicanos entraem em acção, contra o Beni, depois de terem vencido a Tunísia para poderem classificar-se para o torneio. Boa Sorte Moçambique.

QUARTA-FEIRA, 13

O Episódio da travbessia do Mar Vermelho pelo povo de Israel liderado por Moisés quando da saída do Egipto é aqui contade de forma diversa da tradicional. Menos mitológica, apresenta o velho líder como um estratega de guerra que sabe como conduzir para a morte o seu adversário, mais poderoso e melhor armado.o êxodo não terá sido apenas uma migração de escravos, sim uma arguta manobra militar estabelecida por um grupo de mercenários hábeis no combate. E por causa disso ós exércitos egípcios cavaram o seu túmulo nas ágiuas do Mar Vermeljho. No Canal de História, às 15h e às 23h.

O Mezzo destaca a relevância dos serviços prestados por esta companhia de ballet clássico que já cumpriu 24 anos de actividade. Tem apresentado peças dos Ballets Russes e de coreógrafos contemporâneos, como Kevin Hsigen, John Clifford ou dieter Amã e Uwe Scholz, entre outros.Para além de um documentário sobre essa trajectória (às 17h30), é apresentado um registo imperdível de "La Belle", a partir da música de Tchaikosky que renova a trama clássica deste ballet, pelas mãos do coreógrafo Jean-Chridstophe Maillot, aproximando-se do conto original de Perrault (às 16h).

"A Lenda de Despereaux" é um livro de fantasias para crianças, editado em 2003, que se tornou num enorme êxito e passou para o cinema dando animação ao ratito corajoso que é diferente dos outros ratos e para quem a vida está cheia de surpresas. Face a elas, ele já aprendeu que ousadia e coragem têm a sua serventia. Mas o mais engraçado é que o herói animado tem pontos de vista bem diversos dos dos outros ratos sobre muitas coisas! No TVC1, às 17h45.

QUINTA-FEIRA, 14

Momento de os Palancas Negras entrarem em campo. Angola é a anfitriã e tem criado expectativas. Orientados pelo português Manuel Fernandas, a fasquia foi colocada bem alto e já ouve quem afirmasse que Angola pode arrebatar a taça. Mas os favoritos são o detentor do título, o bicampeão Egipto, os Camarões ou a Costa do Marfim. No seu primeiro jogo os angolanos defrontam o Malawi.

Sadia ironia que faz da autocrítica arma de análise e de criação. Guantanamera é uma comédica que desvenda as maleitas do sistema e nos faz rir dos estratagemas usados num quotidiano de carências. O filme de Thomás Gutierrez Alea foi sucesso de bilheteira e derrota a burocracia que criou uma lei que obriga um morto a ser enterrado no distrito de nascimento, o que cria terríveis dificuldades logísticas. É a atribulada viagem de um cadáver pelas terras cubanas que dá mote ao filme.

Ele é um virtuoso pianista de formação clássica que enveredou pelo jazz.Com 80 anos, continua actuando. À falta da sua prsença, vimos, no último "Jazz em Agosto", um registo filmográfico de grande valia. Inventor do estilo free jazz. O Mezzo programa hoje, às 21h30, o concerto dos seus 80 anos.

SEXTA-FEIRA, 15

A gente não aprende, acha que a coisa estica e cabe sempre mais uma atrocidadezinha, mais um atentado contra o planeta. Um dia o planeta vai abaixo, no meio de um chinfrim terrível e do clamor dos humanos, finalmente convencidos de que a "coisa" não aguentava tudo. Calcule-se agora que as forças selvagens tomaram o controlo da Terra. Milhões de animais domésticos andam à solta, os imóveis destroem-se e um vírus mortal crassa sem controlo. As plantas cobrem tudo e recuperam espaços naturais de onde tinham sido rechaçadas. Será que vai permanecer alguma coisa? O cenário pode ser antevisto no Canal de História, às 22h.

A Alice do País das Maravilhas, que cai na toca do coelho e vai parar a um lugar maravilhoso, povoado por criaturas antropomórficas: O Coelho Branco com seu relógio, a feiíssima Duquesa, o Gato Risonho e a Lebre, o Chapeleiro Maluco, o Dormidongo, A Rainha de Copas e o seu Rei e os criados do baralho, mais o Valete de Copas. Um mundo de sonho em que as matemáticas e outras lógicas não estão fora do baralho. Um clássico é isto: uma história que conhecemos de cor e salteado mas que não paramos de querer ver. No Cinemagic, às 22h.

No TVC 1 passa, às 21h, "O Leitor", história de sentimentos contraditórios em que repulsa e reconciliação andam lado a lado. Na Alemanha destruída do pós-guerra um adolescente tem uma ligação com uma mulher bem mais velha envolvendo sexo e literatura. Anos mais tarde reencontram-se: Hanna é ré num caso que remonta a actividades nazis durante a guerra e o seu ex-amante é estudante de direito e tem o segredo para a sua salvação.