3 julho 2009 11:09
3 julho 2009 11:09
Sábado, 4
A 10 de Julho cumprem-se cinco séculos sobre o nascimento de João Calvino, teólogo cristão francês que influenciou a História europeia ao participar na Reforma Protestante, desenvolvendo uma variante escudada na crítica a práticas da Igreja Católica, como a de integrar nas celebrações da missa o sacrifício de Cristo. As dissidências provocaram confrontos e massacres. Calvino exilou-se em Basileia. Pensador humanista, o seu legado e o de outros protestantes é essencial para entender o rumo da Europa e as suas divisões. No canal Arte, 20h35.
A historia da bicicleta não seria a mesma sem corridas como a Volta à França, que hoje conhece o início da 96º edição (siga a etapa em directo no Eurosport1, às 14h30), palco de emocionantes despiques, no cume dos Alpes, nos sprints finais das etapas, nos contra-relógios. Não se sabe quem a inventou, mas o espírito criador e alguma necessidade aguçaram o engenho. Leonardo da Vinci inclui-a entre os seus manuscritos de máquinas, em 1490 e os egípcios teriam usado coisa semelhante. Recorde-se a sua utilidade, a sua época de ouro como transporte popular e as competições que engendrou. No Canal de História, às 22h.
Insubmisso, defensor de causas nobres, grande actor. Figura cimeira da História do Cinema, é recordado na RTP2, a partir das 22h40, com "Um Eléctrico Chamado Desejo", de Elia Kazan, onde contracena com Vivian Leigh e Kim Hunter, filme nomeado para 12 Óscares e vencedor de quatro. Às 00h3o, "Reflexos num Olho Dourado", de John Houston, com Elizabeth Taylor. Uma noite de cinema que não se esquece.
Domingo, 5
A SIC Radical estreia as aventuras do conhecido mago, numa das melhores séries produzidas em 2008, dispensando a animação, por uma vez! O famoso feiticeiro deambiula pela cidade mítica de Camelot e alimenta a sua relação com o Príncipe Artur - e a nossa imaginação também -, salvando-o e aos outros da pérfida presença de enimigos (20h15).
Produção da "fábrica de animação" da Disney, esta divertida série centra-se no personagem Kuzco que, adolescente, tem que estudar e formar-se antes de poder reclamar o trono e tornar-se imperador. Também terá que aprender a ser mais humilde... O canal Disney propõe uma maratona em torno da "Festa de Finalistas do Kuzco", excelente motivo para que as férias juvenis não sejam derrubadas pelo tédio (entre as 15h e as 18h)!
A partir de um filme culto de Ficção Científica, o Arte sugere que a noite seja dedicada ao espaço, com uma programação em três partes: primeiro "A Guerra dos Mundos", o tal filme, realizado por Byron Haskin, em 1953 - a partir do célebre romance de H.G. Wells que colocou a América em pânico ao ser transmitido com realismo através da rádio por Orson Welles - e que tem efeitos especiais inolvidáveis (às 19h45), seguido de dois documentários: "Apocalipse e o Fim do Mundo" (21h10) - hipótese que continua a mover muita gente, entre crenças e religiosidade - e "Asteróide, a Ameaça que Vem do Céu", sobre a inevitabilidade da colisão de u m asteróide com a Terra (22h).
Segunda-Feira, 6
A programação do Disney channel, aproveitando a ciscunstância de os seus dilectos espectadores estarem de férias, avança a sugestão de aprenderem a desenhar com os criadores da série, de hoje até sexta-feira, sempre às 10h50. Misturadas às aventuras dos dois espantosos meios-irmãos, o canal transmitirá pequenas peças em que Dan Povenmire e Jeff Marsh, os desenhadores dos bonecos, ensinando aos jovens as técnicas de desenho. Auguram-se finais de manhã bem animados.
O National Geographic programa - também diariamente, de hoje a sexta-feira, sempre às 20h20 - uma sequência de documentários sobre as baleias. Hoje é a vez das baleias azuis, das suas migrações e métodos alimentares. Também os seus "cânticos" e os "dialectos" que usam para comunicar entre si são atractivos a convidar à observação, num momento em que se luta pela preservação da espécie.
É no VH1, às 19h, que a banda americana vai lembrar-nos o seu estilo, entre o punk rock e o art rock, que a fez ser elemento de vanguarda na cena do rock alternativo da década de 80. Foram Álbum do Ano na altura em que editara o primeiro trabalho, batendo "War", dos U2, e "Thriller", de Michael Jackson. Estávamos em 1982, nunca mais pararam, apesar das suas próprias ameaças - como o momento da saída do baterista Bill Berry, cansado de música e desejoso de transformar-se num fazendeiro pacato -e dos prognósticos de analistas.
Terça-Feira, 7
O Discovery Civilization revive as grandes missões da NASA por altura do 50º aniversário da agência espacial norte-americana. A estreia é hoje, às 21h48, e o primeiro episódio trata da missão Mercury e dos primeiros astronautas, sete pilotos de testes prontos a arriscar a vida num período tão experimental que ninguém poderia imaginar com rigor o que se passaria. Depois virão o Gemini, o Apollo, o Skylab... Da barreira do som aos passos na Lua, alguns dos feitos históricoss dos humanos para lá do seu território natal.
Tem título anglo-saxão mas é uma produção portuguesa, este "Body Rice" realizado por Hugo Vieira da Silva. Trata-se de um objecto diferente e algo difícil, que obteve a Menção Especial do Júri no Festival de Locarno. Relata o ambiente freak em que se movem os adolescentes alemã que instituições do seu país vêm enviando periodicamente para o Alentejo, desde 1980, ao abrigo de projectos experimentais de reeducação social a que é bem necessário se faça o balanço. O filme traduz essa necessidade e também o ambiente de "terra de ninguém" em que se movem os personagens. TVC1, 17h40
Agora que o rei da pop morreu, que viva a rainha. Aqui a temos, uma vez mais, no Arte, a partir das 19h45, primeiro no filme culto "Desesperadamente Procurando Susana", e depois num documentário que nos transporta desde os bastidores ao palco da digressão Blond Ambition, de 1990, com cenas registadas entre Abril e Agosto desse ano. O filme foi apresentado em Cannes, provocando escândalo: "Uma imersão na intimidade do ícone sulfuroso", afiança a publicidade.
Quarta-Feira, 8
Tom Jobim, Toqunho, Vinícius de Moraes e Miúcha cantam uma série de obras com letras de Vinícus musicadas por vários dos seus parceiros - Tom Jobim, claro, e Toquinho, mas também Chico Buarque e Caetano Veloso, Carlinhos Lyra... Durantye quase um ano os quatro ficaram tocando na famosa sala do Canecão, sempre com cheia de quem queria ouvir samba e bossa nova. A ladaínha inicial, uma pequena rapsódia de pequenos poemas do "Poetinha" já dá para arrepiar, com a declamação de "Gente Humilde" e "Dia da Criação" ou "Tarde em Itapuã". Mas ainda falta o essencial: "Corcovado", "Água de Beber", "Minha Namorada" ou "Chega de Saudade", entre outras canções emblemáticas, gravadas ao vivo em 1977. No Mezzo, às 23h.
A obra cinematográfica venceu o Óscar para Melhor filme e agora, com Dennis Hopper dirigindo um elenco televisivo importante, é a vez da televisão reralizar uma séria de 13 episódios em que se abordam temas sociais provocantes, bem como a complexidade do equilíbrio social e racial no meio da temática do sonho americano, através da história de vida de vários personagens na cidade de Los Angeles. No Fox Crime, às 22h15.
Mais referências à conquista do cosmos, neste 50º aniversário do estabelecimento da NASA. O Canal de História inicia uma sequência de oito documentos, apresentando hoje os dois primeiros. Às 22h "Foguetões e Pioneiros" define os parâmetros desse esforço, acabando por perguntar o que é sacramental e terá estado na origem dos projectos dessa pesquisa: será que estamos sós no Universo? De seguida, às 22h30, lembra os membros da Sociedade Alemã de Foguetões, que em 1929 já lutavam por concretizar as suas teorias sobre viagens espaciais.
Quinta-Feira, 9
"O Gigante", de 1956, é um drama de George Stevens com dez indicações para Óscares, tendo arrecadado o de Melhor Realizador. Com um elenco de luxo - Elizabeth Taylor, Rock Hudson, James Dean, Carroll Baker, e ainda Dennis Hopper, Sal Mineo e Rod Taylor -, conta a história de três gerações de texanos. Entre os fazendeiros tradicionais, conservadores, e os magnatas novos-ricos do petróleo estalam frequentes e dramáticos conflitos familiares e sentimentais, disputas raciais e económicas. Esta saga entre o velho e o novo Texas foi o derradeiro filme de James Dean. No TVC2, às 21h30.
Sete filmes de Brad Pitt. em sete noites seguidas, até ao dia 15, no TVC3, às 22h. Hoje é a vez de "Lendas de Paixão", de Edward Zwick, e Pitt está acompanhado de Anthony Hopkins, Aidan Quinn, Julia Ormond e Henry Thomas. Como guerras, paixões e aventuras afectam a vida de três irmãos e do pai, quando o filho mais novo se envolve com uma jovem e dá início a um conflito generalizado que pode redundar em tragédia. O filme obteve o Óscar para Melhor Fotografia.
A série mais vista em todo o mundo atinge o episódio 150, o que é motivo de festejo e destaque. No AXN, às 22h25, recorda-se o trabalho do carismático Horatio Caine (o actor David Caruso, que dá a cara pela série e é o seu "retrato") e companheiros, durante os últimos sete anos. Mas a equipa não deixa de estar em acção, enfrentando mais um caso complicado de desvendar.
Sexta-Feira, 10
Os bons tempos de liceu não voltarão mais. Os Wildcats resolvem preparar uma surpresa que perdure para sempre na memória de todos. Montam então um espectáculo de dança e música em que fazem referência às suas experiências, às esperanças e receios diante do futuro. Com a perspectiva de entrada na universidade, o que ficará das amizades, dos romances e das paixões dos componentes deste grupo de amigos até agora inseparáveis? Um filme tipicamente juvenil, ao estilo americano. No TVC4, às 22h30.
De Herbie Hancock, prodigioso pianista e compositor americano da área do jazz, o Mezzo apresenta, às 21h, o seu espectáculo gravado ao vivo durante o festival de Viena, do ano passado. Na sua carreira tocou com os maiores, com destaque para a parceria com Miles Davis nos anos 60, num quinteto que ficou para a história. Na década de 70 formou o seu próprio grupo, Head Hunters, de sensibilidade mais afro-americana e obteve sucesso popular. Com a inovação tecnológica chegam as novas performances e alguma aproximação ao electrofunk. Sem nunca ter abandonado o espírito jazzístico, faz incursões na fusion, no funk e na própria música clássica. Gravou com Chick Corea um dos mais belos trabalhos de sempre de um dueto ao piano. É um dos maiores pianistas da história do jazz.
O polémico filme de José Padilha penetra os meandros da acção policial na megalópolis paulista, onde o combate ao tráfico de droga, entre outras acções de um quotidiano desgastante, é tarefa cruel que parece inglória. Padilha foi reconhecido no Brasil e no estrangeiro pelo seu documentário "Autocarro 174", mas não conseguiu condições para fazer outro documentário sobre as tropas especiais da polícia, tendo-se decidido pela ficção.