ARQUIVO Não perca na TV

Não perca na TV de 20 a 26 Março 2010

19 março 2010 17:30

Luisa Amaral

19 março 2010 17:30

Luisa Amaral

SÁBADO, 20 

Está de volta, através da TV Globo (segunda a sexta, às 12h25 - com apresentação hoje). A verdadeira, a telenovela de 1986, com Lucélia Santos e Marcos Paulo que entusiasmou os espectadores portugueses, segundo o livro do mesmo nome, de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, mãe de todas as imagens. Uma paixão vivida no meio dos conturbados tempos da abolição da escravatura no Brasil, na segunda metade do século XIX.

"Weekend" da VH1 com a mítica banda irlandesa que transformou a forma de tocar guitarra e de ocupar um palco. às 12h, hoje e amanhã. Têm trinta e quatro anos de estrada e 22 Emmys.

Óscar para Melhor Direcção de Arte, o filme de Tim Burton tem em Michael Keaton, Kim Basinger e Jack Nicholson (que faz um Joker/Coringa memorável, a não perder) os seus esteios. Com Super-Homem, Batman é a mais famosa história de heróis da banda desenhada, o característico justiceiro numa cidade obscura tomada pelo crime e pela corrupção. O filme mantém o ambiente bem americano e tem no herói mascarado de morcego (Keaton) e no seu adversário do Mal (Nicholson) uma dupla que se dá à grande acção. FX, 22h. Na RTP Memória, às 21h, passa "Serenata à Chuva", com Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds e Jean Hagen, no musical mais consagrado da história de Hollywood.

Continua a série do Canal Odisseia em torno do sono e das doenças que nos impedem de dormir, como é o caso do episódio de hoje. Que perigos se escondem por detrás dos transtornos do sono? Às 22h.

DOMINGO, 21

ck

É capaz do melhor e do pior (este ano, à recente consagração em Hollywood juntou dois Framboesa de Ouro, prémios para Pior Actriz e Pior Dupla em "All About Steve". Duas semanas após ter conquistado o Óscar por "The Blind Side", a actriz é apresentada em dois filmes: em "Tempo de Matar", integrado num "Especial Schumacher - O Realizador", num enredo que tem tudo de denúncia do racismo (TVC 2, 21h30), e em "A Proposta", de Anne Fletcher, onde faz o papel de uma editora livreira que está na iminência de ser deportada para o Canadá (TCV HD 22h30).

"Um Dia nas Corridas" de cavalos com os fabulosos e desconcertantes Irmãos Marx é uma experiência hilariante. Às 15h, RTP Memória.

Integrado no programa "Onda-Curta" da RTP2, uma preciosa curta-metragem do realizador Georges Franju sobre o pioneiro dos filmes de aventuras, Georges Méliès.

21 de Março é o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. O TVC 2 apresenta uma sequência de quatro filmes pela causa, com destaque para "Grita Liberdade", de Richard Attenborough (23h55), sobre a África do Sul do regime racista do apartheid. Já o Odisseia programou "Romanipen: Ciganos do Mundo", sobre as diversas formas da cultura gitana, ensaio para derrubar estereótipos no momento em que o Parlamento Europeu denuncia as formas discriminatórias como autarquias portuguesas tratam por cá os ciganos. Às 18h.

SEGUNDA-FEIRA, 22

Numa série especial, o Canal de História apresenta alguns dos nomes mais sonantes de entre os 44 homens que foram presidentes dos Estados Unidos da América. O primeiro é Abraham Lincoln, o mais amado de entre todos. Uma reconstrução do seu último dia de vida leva-nos a testemunhar as lembranças e a premonição do atentado que o vitimou. Durante toda a vida lutou contra a depressão e os impulsos suicidas, uma sexualidade conflituosa e uma vida familiar fracassada. Em três horas faremos uma aturada observação do seu carácter e das suas iniciativas de governação. Hoje, amanhã e depois, às 19h.

Humor e intriga associam-se a algum suspense para dar corpo à trama da série que preencherá as noites de segunda, com repetição à terça (16h15) e à sexta (01h15) no canal Fox Crime. Seguiremos a história de um gangue de cinco especialistas em burlas que vão perder-se nas ruas de Londres. Têm como alvo os mais ricos, amorais e injustos personagens da cidade.

O francês Henri-Georges Clouzot constrói habilmente uma tensão que não se esgota e que nos prende, segundo a segundo. Num lugarejo onde falta trabalho, a companhia petrolífera americana controla a totalidade dos empregos. Quando deflagra um incêndio num poço, ela vai engajar quatro homens para conduzirem os camiões carregados de nitroglicerina para tentar matar o fogo. São 500 quilómetros com a morte à espreita, por 2000 dólares a cada um. Um abanão maior ou uma travagem brusca e serão pulverizados. No Arte, 19h35.

TERÇA-FEIRA, 23

"Tempo de Glória", filme de Edward Zwick, com Morgan Freeman, Denzel Washington - Óscar e Globo de Ouro para Melhor Actor Secundário -, Matthew Broderick e Cary Elwes, é a história do primeiro regimento constituído por negros que lutou na Guerra Civil Americana contra os sulistas partidários da manutenção da escravatura. O seu comandante era um jovem branco inexperiente - mas que conseguiu o posto por ser oriundo de famílias influentes -, o que não ajudou a difícil tarefa do grupo de combatentes pela liberdade. O filme conquistou os Óscares de Melhor Som e de Melhor Fotografia e por ter papéis principais para actores negros, em 1986, contribuiu para consolidar a carreira tanto de Denzel, como de Freeman. Na RTP Memória, às 22h30.

Sob este lema apresenta o Arte uma noite temática com dois documentos. às 19h35, "Mil Pequenas Revoluções", conta, através de três experiências práticas, como conciliar performance económica e consciência social. Depois, às 20h35, "Instruir-se por 100 Dólares", define que uma das vias para o desenvolvimento é através do acesso ao saber. Mas é preciso inventar os meios para alcançar os fins...

Ópera de Henry Purcell, com libreto de Nahum Tate a partir do texto de Virgílio, e coreografia de Déborah Warner. Registado na Ópera Cómica em 2008, com desempenho de Les Arts Florissants e direcção de orquestra de William Christie (foto). Com Tróia vergada aos pés dos assaltantes gregos, o príncipe Eneias, único herói troiano sobrevivente, deixa a pátria devastada para refundar a sua cidade em paragens mais seguras. Mas uma tempestade leva o navio para a costa africana. Dido, Rainha de Cartago, recebe-o com deferência, até porque, viúva, receia o reino vizinho e Eneias é bom partido. Ouvindo as aventuras do troiano, vai apaixonar-se. No Mezzo, às 19h30.

QUARTA-FEIRA, 24

Não quer dizer que seja mau, este teatro de reposição que a RTP nos traz através do Canal Memória, na falta de coragem para lançar, na actualidade, novas peças! "Os Fidalgos da Casa Mourisca", segundo o popular romance de Júlio Dinis - um bom escritor um tanto esquecido -, estão arruinados e o filho Jorge propõe-se pedir ajuda a um próspero agricultor. Entretanto apaixona-se pela filha deste, mas o pai, D. Luís, estará contra o pedido de empréstimo quanto ao pedido de casamento. O elenco tem nomes como Fernando Gusmão, Mário Pereira, Mariana Vilar, Ivone Moura, Paulo Renato, Ruy de Carvalho e Nicolau Breyner (muito, muito jovem!)

O programa de curtas-metragens apresentado pelo canal Arte propõe esta semana um Especial Racismo com quatro pequenas obras cujos argumentos se dispõem a denunciar vários tipos de descriminações. Início às 23h10.

"Chopin no Mar da China" é um documentário sobre a prática pianística na China. Actualmente, 50 milhões de crianças chinesas aprendem piano, que brevemente ocuparão todos os postos de relevo no mundo, inclusive ganharão todos os concursos, nomeadamente o concurso Chopin. E estão muito motivados! Mezzo, às 21h05.

Continua a série sobre a II Guerra Mundial, hoje em torno dos preparativos para o Dia D, momento da viragem dos destinos da contenda e dos povos do mundo, em especial da Europa, teatro da invasão contra as tropas de Hitler pelas praias da Normandia francesa. Canal de história, 22h.

QUINTA-FEIRA, 25

É este o título original: "Colarinho Branco", pois que se trata de crimes perpetrados por gente de meios refinados, usualmente assim referenciados. É o confronto entre um ladrão e um agente do FBI, que durante anos andaram num verdadeiro jogo do rato e do gato. O charmoso bandido é finalmente detido, mas consegue escapar de uma prisão de segurança máxima. Quando é novamente detido pelo agente, sugere utilizar as suas capacidades para colaborar com a polícia, em vez de ir parar novamente à cadeia... "Apanha-me se Puderes" passa no canal Fox, das segundas às sextas, pelas 19h10.

Naqueles anos 50 e 60 de inovadores hábitos sociais, foi a sex-simbol mais convincente da Europa. Ainda hoje é a francesa mais conhecida no mundo. Estreou-se no cinema com 17 anos, em 1952, e nesse mesmo ano, após dois anos de namoro secreto com Roger Vadim, casou-se com o realizador. As ousadas cenas de biquini do seu segundo filme fizeram furor e o pai recorreu para a Justiça para proibi-lo, em vão. Trabalhou com Vadim, Louis Malle, Claude Autant-Lara, Robert Wise, Christian-Jaque, Sacha Guitry, René Clair, Marc Allegrét, Henri-Georges Clouzot, Godard, Nina Campanéez... Retirou-se cedo, mas não deixou as polémicas, nomeadamente por causa das suas ideias conservadoras e cripto-nacionalistas. "E Brigitte Criou Bardot" é um documentário em que ela relembra os momento principais da sua carreira. No Biography, às 21h.

SEXTA-FEIRA, 26

Alguns lembrarão, nos idos de 70, os debates sobre direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, com dados sigilosos a passear de uns sistemas informáticos para outros, fora do controlo de cada um a que diziam respeito. Depois percebeu-se que a coisa não tinha remédio, e também que a maioria dos segredos governamentais, que diziam existirem para nos defenderem de perigos, eram afinal perigosas bombas ao retardador muitas vezes contra nós próprios, cidadãos. Como é que tanto segredo e tanta segurança social não poderiam vir a chocar com a qualidade da democracia que construíamos? Eis o que o Canal de História traz à discussão e análise em "Ultra Secreto", às 21h.

Os adultos podem nem se lembrar que a Páscoa está quase aí, mas a miudagem, com a interrupção das aulas, sente o ambiente diferente e toca a pensar em programas para ocupar as férias. Calha bem que o Nickelodeon pense em corresponder: em sinal aberto e em português, o canal promete surpresas De hoje até ao dia 11 de Abril estão convidados. Hoje, a partir das 17h20, é a Maratona "SpongeBob Debaixo do Mar", e esta Páscoa em Biquini Bottom só acaba por volta das 23h. Mas amanhã é sábado e... estão de férias.

"Anjos e Demónios", de Ron Howard, com Tom Hanks no protagonista. Um especialista em simbologia no encalço de pistas ancestrais na tentativa de encontrar quatro cardeais raptados por uma seita secreta. Acção e suspense através de criptas seladas, catacumbas e sepulcros... No TVC 3, às 22h.