17 julho 2009 17:30
17 julho 2009 17:30
Sábado, 18
Javier e Bea enfrentam a pior crise do seu casamento, a relação entre Maca e Vero deteriora-se com o regresso de Esther e Alicia e Rai encontram o que pode muito bem ser o amor das suas vidas. Confuso? Isto são apenas alguns dos 'casos' de "Hospital Central", a bem sucedida resposta espanhola a "E.R. Serviço de Urgência". É um dos trunfos do AXN, canal que faz questão de estrear em Portugal a sua 13ª temporada. Treze anos seguidos a cuidar da saúde alheia sob a forma de uma série de TV? É obra!
Órfão da Guerra Civil de Espanha e camponês analfabeto, Manuel Benitez fez-se um toureiro de excepção sob o nome de El Cordobés. Tem ele vida que chegue para precisar de hora e meia de documentário? O ARTE acredita que sim, quanto mais não seja enquanto exemplo do processo de criação de ícones nacionais por parte da imprensa de nuestros hermanos ao tempo de Franco. Realização de Albert Solé. A ver.
Era uma vez um gangster que procurava a ajuda de um psiquiatra. O dito anda entediado com a sua clientela de alto nível atormentada por problemas do mais baixo teor de desafio. Precisa de cuidar de alguém com problemas sérios e o mafioso nova-iorquino que lhe entra pela porta do consultório tem tudo para o satisfazer... ou fazê-lo morrer no processo. Tem dez anos esta deliciosa comédia de Harold Ramis, com Robert De Niro e Billy Crystal e um brilhante elenco de secundários que de segundo plano tem muito pouco. "Analyze This", no seu título original, serve ao canal Hollywood para um brevíssimo ciclo de sequelas. No próximo sábado, dia 25, Ramis, De Niro e Crystal voltam ao ataque com "Outra Questão de Nervos". Sempre às 21h30.
Domingo, 19
Para Palme, a separação entre o Ocidente e o Leste desagradava-lhe tanto como a maior parte das convenções. É ainda hoje tomado como o político perfeito, nas ideias e na simpatia e confiança que inspirava no seu povo. Detinha ainda o cargo de primeiro-ministro da Suécia quando foi assassinado em circunstâncias misteriosas a 28 de Fevereiro de 1986. As teorias sobre o crime são de monta e é bem capaz de haver fogo no meio de todo aquele fumo. O documentário faz parte do "Especial Magnicídios" e segue com uma reportagem sobre o assassínio de Patrice Lumumba, primeiro-ministro do Congo.
Rosalinda prepara-se para a sua coroação. Joe continua a gerir a sua loja nos intervalos de salvar princesas. Os seus serviços vão voltar a ser necessários, agora que uma conspiração ameaça o futuro reino. É a fita da noite no canal Disney. Antes passa mais um episódio de "Os Feiticeiros de Waverly Place".
Com 'Ele e Ela' e um punhado de outros sucessos, parecia que Madalena Iglésias seria a única alternativa credível à hegemonia de Simone de Oliveira nas lides da tal canção lusa capaz de ir bem mais longe que os rigores festivaleiros permitiam aos idos de 60. Apaixonou-se, fez da Venezuela a sua nova casa e deixou um país à beira de um ataque de nervos, pelo menos a acreditar nos fulgores da imprensa 'especializada' da época. A RTP Memória recorda-lhe o legado.
Segunda-Feira, 20
Faz agora 40 anos que Neil Armstrong pisou a superfície lunar. Um "pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a Humanidade", disse ele, no último degrau, dando a devida pompa à circunstância. O National Geographic abre com "Aterragem na Lua" uma série de cinco documentários evocativos da façanha do astronauta norte-americano e de todos os que a tornaram possível. De segunda a sexta, sempre às 20h20. Anote que a maratona com os cinco programas passa no domingo, a partir das 13h40.
Havia uma ameaça à alunagem da Apolo 11, vinha da Terra e tinha origem soviética. Os 'lunokhods' russos foram reconhecendo o solo da Lua ao longo de 16 meses. Desenhados no mais absoluto segredo nos laboratórios do 'lado de lá', a sua história nunca foi contada em detalhe. Só a sua utilização na limpeza dos restos radioactivos do desastre de Chernobyl os lançou numa espécie de ribalta. Mas a Lua foi o seu propósito fundador. "Um Tanque na Lua" é o nome deste premiado documentário que relata a exploração da superfície lunar pelos soviéticos entre 1970 e 1973.
Os monges irlandeses chamavam-lhe a 'água da vida'. Na verdade, ao whisky chamam muitos nomes, quase tantos como o processo usado para destilar este bálsamo, servido a copo vai para mil anos. O Canal de História calcorreia destilarias mundo fora, conta lendas, enumera truques e até nos apresenta aos afortunados provadores de whisky. Não é profissão para qualquer pessoa, como se verá.
Terça-Feira, 21
Da tentativa de atravessar a barreira do som até à histórica chegada à Lua que agora celebramos, passando pelo emocionante lançamento do primeiro vaivém espacial, a NASA é uma instituição com mais histórias para contar do que aquelas que se podem ouvir numa só vida. "Grandes Missões da NASA" é um ciclo de seis documentários que o Discovery Civilization começou a emitir no passado dia 7. O episódio de hoje, como não podia deixar de ser, centra-se na alunagem da Apolo 11.
O que seria da vida na Terra se a Lua não a orbitasse? E que desgraças adviriam do facto? Há muito que se sabe da influência da Lua sobre o nosso planeta, mas ainda existem perguntas sem resposta. Ela ainda lá está, agora a uns rotundos 400 mil quilómetros de distância, mas quando se formou estava 15 vezes mais perto da Terra. É a Lua que manda no tempo? E é ela capaz de influenciar o comportamento humano? Entre alunados e aluados, o National Geographic faz a destrinça.
Debra Messing é a protagonista de "A Ex". Estreia hoje a série completa, composta por 10 episódios novos e inéditos em Portugal, além dos seis originais. De que consta a trama? Se ter tudo em Hollywood significa ser casada com um ambicioso produtor executivo de filmes, ter uma filha adorável, ser a dona de uma mansão em Brentwood, pertencer aos clubes mais exclusivos e conseguir sempre a melhor mesa nos restaurantes da moda, então Molly Kagan tem tudo e mais alguma coisa. E porque lhe chamam a 'ex'? Isso é outra história. Tudo começa quando a heroína do seriado recebe um inesperado telefonema. E o que ali começa parece disposto a acabar com tudo o que ela tomava como garantido. "A Ex" é uma série da Fox Life e faz parte do lote de novidades do pacote de Verão. "Kevin Hill", a estrear dia 23, vem a seguir.
Quarta-Feira, 22
Fareed Zakaria, analista político e colunista da "Newsweek", diz que "a democracia pode degenerar numa tirania da maioria". É como avisar "cuidado com o que pedes...", mas usando outros termos. Em "Os Dilemas da Democracia", essa teoria é posta à prova usando o exemplo de Recep Tayyip Erdogan, o islamista que se fez primeiro-ministro da Turquia.
Era a terceira missão à Lua. Tudo estava previsto em mais uma aventura do projecto Apolo, mas depois da euforia da primeira alunagem, os ânimos tinham acalmado ao ponto de se acreditar que a viagem era algo de trivial. É quando, num acto normal de manutenção (o agitar dos tanques de oxigénio), se dá uma explosão a bordo da Apolo 13. Para os incondicionais do azar, havia demasiados 13 neste voo. O filme de Ron Howard conta a preceito a história do que foi considerado o 'mais bem sucedido falhanço' da saga da NASA. Falta contar o resto, com os rigores do documentário. O National Geographic trata do assunto.
A sétima temporada terminou com Mulder a ser raptado por algo que aparentava ser um OVNI e Scully a confirmar a gravidez a quem a quisesse ouvir. O que nos reserva a temporada n.º8? É a questão a que o canal FX trata de responder a partir de hoje, com emissões de segunda a sexta, à adequada hora de 23h40. Scully será mãe de um humano? Alguém encontrará Mulder?
Quinta-Feira, 23
Se o projecto Mercury se escreve em contornos de façanha, a simples escolha dos primeiros sete astronautas tem ingredientes de telenovela. A aventura espacial foi, desde o início, uma corrida. Com a derrota da Alemanha nazi na II Guerra Mundial, russos e aliados tentam apanhar o maior número de segredos sobre o uso da tecnologia de foguetes no arsenal militar das hostes derrotadas de Hitler. À América 'calha' Werner von Braun. Em 15 anos, o 'pai' das famigeradas 'bombas voadoras' quer largar um americano no espaço. Vai chamar-se John Glenn. O programa faz parte do ciclo "À Conquista do Espaço", que o Canal de História prolonga até à próxima quarta-feira. Passa às 14h. "Mecânica Orbital" vem logo a seguir.
Kevin Hill é solteiro, rico, advogado de sucesso e, ao que dizem as mulheres, bonito de cair para o lado. É o que elas vão fazendo, sempre espantadas por o ver seguro de si. Não admira, já que a única inquietação de Hill é... ele mesmo. Até ao dia em que lhe cai no colo, literalmente, uma bebé de 10 meses. Que rumo tomará a vida deste narcísico Don Juan?
Há quase um século, Einstein permitia-nos passar do mito e da especulação para a ciência. O cosmos começava a desvendar os seus segredos. Um dos mais bem guardados atormenta os cientistas de hoje: o universo, com as suas incríveis proporções, há-de chegar ao fim. O National Geographic dá-nos três teorias.
Sexta-Feira, 24
Um simples grão de pó flutua pelo ar. Horton, o elefante, pára, escuta e olha. Há um pedido de ajuda vindo do grão. Dentro do dito está uma cidade chamada Quem Vila. Horton aceita proteger a minúscula comunidade, mas ele há perigos dos quais nem um elefante se consegue defender. Muito menos um grão de pó... Fita de Jimmy Hayward e Steve Martino, "Horton no Mundo de Quem?" é a estreia da semana no TVC3. Para toda a família.
O programa começa com um grupo de astronautas em reunião. Sobre a mesa está o plano de renovação e melhoramento do 'venerável' telescópio espacial Hubble. É uma missão que acarreta muitos perigos e muita gente se pergunta se valerá a pena o esforço e o risco. Mas o que devemos ao 'velho' Hubble é inestimável. Foi através das suas lentes que o homem desvendou muitos dos mistérios do universo. O National Geographic dedica-lhe um documentário. Biográfico, por assim dizer.
Série de culto do People&Arts agora com casa montada no Discovery Civilization, "Grandes Livros" é narrada por Donald Sutherland e é tudo o que o nome indicia. Conta a génese da obra, do que trata e da sua influência nos dias de hoje. Calha-nos em sorte "Crime e Castigo", de Fiodor Dostoievsky, livro 'contado' com a ajuda de Peter Lorre e do filme homónimo de Josef von Sternberg. Crime, culpa, redenção e a possibilidade nada remota de não haver senão um vazio depois disso. A ver.