ARQUIVO Não perca na TV

Não perca na TV de 13 a 19 Março 2010

12 março 2010 17:30

Luisa Amaral

12 março 2010 17:30

Luisa Amaral

SÁBADO, 13

Clássico da aventura, para passar o sábado. Às 15h, RTP Memória: "A Volta ao Mundo em 80 Dias", um triunvirato na realização (Michael anderson, Kevin McClory e Sidney Smith) e David Niven, Cantinflas, Charles Boyer, Shirley MacLaine e Robert Morley - para além de Robert Newton, Trevor Howard, Fernandel, Marlene Dietrich, Carradine, Sinatra e Buster Keaton em pequenos papeis - dão vida à aposta do milionário Phileas Fogg de correr o planeta em 80 dias. Aventuras e perigos e muita acção redundaram em cinco Óscares e dois Globos.

Nos anos 70 as ditaduras do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia estavam no auge e queriam eliminar os opositores, alguns tendo mesmo enveredado pela resistência armada. O plano de extermínio teve ajuda activa do governo americano (Kessinger incluído, o do prémio Nóbel!) e da CIA. Terrorismo de Estado que eliminou dezenas de milhares de opositores. Canal de História, 17h e 23h.

No Ciclo Hitchcock da SIC Radical, "Os Pássaros", às 22h. Uma jovem de São Francisco vai até à aldeola de Bodega Bay atrás de um namorado. Subitamente, a localidade é progressivamente atacada por pássaros, com uma violência inaudita. O medo apossa-se das personagens interpretadas por Rod Taylor, Jessica Tandy e Tippi Hedren, e passa para os espectadores.

Os irmãos e Michael Jackson, quando estavam juntos, constituíam uma banda homogénea que fez furor. Décadas volvidas - e falecido o membro mais ilustre -, conseguirão regressar aos palcos e ao êxito? Eles vão tentar... Biography, 22h.

DOMINGO, 14

A aproximação de um furacão e os ambientes nocturnos emprestam a "Caminhos Perigosos", de Robert Altman, o clima de suspense que permite aguentar um enredo que não é dos melhores do realizador americano (lembremos "MASH", "Nashville", "The Palyer" ou "Short Cuts" e confirmamo-lo). Um advogado conhece uma jovem com problemas familiares, presumivelmente por causa do pai psicótico que a persegue com fins pouco claros. Ajuda-a no tribunal e fora dele. Junto com um amigo detective privado, perceberá que o caso é mais complicado. No SET, às 21h40.

Em "Missão Impossível", Tom Cruise conhece o auge da carreira. Acompanhado por Jon Voight e Emmanuelle Béart, ele dá corpo e um agente secreto que escapa ileso de um ataque em que outros morrem, para perceber que está frente a um renegado que tem em sua pose um vírus mortal e que ameaça espalhá-lo em Sidney. Foi o maior sucesso de público de Palma, apesar de com ele o realizador continuar a jogar ao rato e ao gato com a poderosa indústria cinematográfica americana, face à qual insiste em nunca vergar. Hollywood, às 22h.

O Mezzo propõe (19h30) uma coreografia de Jean-Christophe Maillot sobre música de Mendelssonn arranjada por Daniel Teruggi e Bertrand Maillot -"Sonho de uma Noite de Verão". "O Sonho", como a adaptação se intitula, é interpretada por requeridos 26 dançarinos dos Ballets de Monte Carlo e assinalou, em 2008, o 20º aniversário da criação desta companhia. Atmosferas fantasistas, em que evoluem os artistas com souplesse e vivacidade.

SEGUNDA-FEIRA, 15

19 de Março é o Dia Mundial do Sono, e a semana que hoje começa é-lhe dedicada, tal a importância que ele tem nas nossas existências, e tão insuficiente é o nosso conhecimento.

O Odisseia organizou uma uma série que mostra como dormimos, porque sonhamos, porque há desordens do sono. Numa apresentação que contou com a presença da professora Teresa Paiva, com Marta Gonçalves, da Associação Portuguesa do Sono, e com a escritora Margarida Rebelo Pinto, foram apresentados dados sobre o estado do sono "português" onde se conclui que somos uma sociedade privada de sono e que essa circunstância tem contornos de verdadeiro problema nacional, para lá do problema de saúde, interferindo na nossa produtividade.

Abusamos de hipnóticos: a média europeia é de 42%, mas entre nós está em 154%, sendo o Alentejo a região que mais toma medicamentos para dormir, subindo aí o índice para 172,9%. A investigadora Teresa Paiva deu conhecimento de um estudo de 2005 onde se concluiu que 50,6% dos nacionais não estão satisfeitos com o seu sono, e 28,1% sofrem de insónia.

Teresa Paiva destaca a situação preocupante das nossas crianças e adolescentes: "Dormem mal... Estamos a preparar gerações de doentes: hipertensão, obesidade, diabetes. A não se tomarem decisões drásticas, que passam pela acção escolar, teremos graves problemas de saúde pública por causa desta incúria."

Até domingo, sempre às 22h, O Odisseia programou, desde "Os Dez Mandamentos para Dormir Bem", sete documentários que elucidam sobre a essência do sono.

TERÇA-FEIRA, 16

"A Guerra da Água Não Acontecerá", eis o destaque para o debate proposto pelo Arte para esta noite. Rompendo com o ambiente catastrofista que se instalou nas análises sobre esta problemática, eis uma noite (entre 19h35 e 21h20) diferente, alimentada pela esperança - agora que estamos quase no Dia Mundial da Água, a 20 de Março -, apontando como se gere no quotidiano o líquido mais importante para a sobrevivência da Humanidade. Viajaremos da França ao México, passando por Singapura - onde a água é questão de interesse nacional e até as chuvas são escrupulosamente mantidas sob controlo, numa política de gestão do recurso que tem tendo de inovadora quanto de musculada.

O Mezzo dá a conhecer este importante compositor que viveu na passagem dos séculos XVII e XVIII, e foi o mais distinguido músico gaulês deste último período, sobressaindo ainda como teórico, publicando um Tratado sobre Harmonia, em 1722, que marcou a época e a História da Música. Hoje, assistiremos a uma prestação dividida em duas partes: A primeira, a cargo de William Christie e Les Arts Florissants, consagra a música religiosa do compositor francês, com o moteto "In Convertendo"; a segunda repõe duas peças do mestre para cravo. "In Convertendo" é um dos três motetos completos atribuídos a Rameau, destinados a grande coro, solistas, órgão e orquestra. Às 19h30.

Para os jovens entre os 8 e os 12 anos, a televisão pública organizou um noticiário sobre temas nacionais e internacionais incidindo em política, ciência, artes e desporto, escola e meteorologia. Fórmula simples, austera mesmo, apresentada em voz-off. A selecção de imagens e de temas tem sido boa. Todos os dias, 17h40 e 19h45, RTP2.

QUARTA-FEIRA, 17

É o título do episódio de "Arquivos Perdidos da Segunda Guerra Mundial". Em finais de 1943 o poderio industrial americano está capaz de responder ao esforço de guerra. Mesmo assim, os Marines não têm os melhores materiais, e o seu poderio bélico às vezes é insuficiente. Foi o que aconteceu em Terawa, onde a luta foi sangrenta. Às 22h, Canal de História. Persistindo na "redescoberta" da guerra de 1939-45, o Arte passa, às 19h35, uma peça sobre os kamikazes japoneses. De entre eles morreram cerca de 4000 só em 1945, mas centenas sobreviveram à guerra, e testemunham.

Prisão de Attica, nos EUA. A revolta dos seus presos, em 1971, foi barbaramente reprimida. Os confrontos duraram quatro dias e fizeram 29 mortos entre os detidos e 10 entre as forças policiais. "Prisioneiros: Revolta" é uma ficção baseada nos trágicos acontecimentos, realizada por John Frankenheimer em 1994. no FX, às 22h.

O AXN apresenta a 12ª Temporada da série alemã "Alerta Cobra", cuja acção tem lugar nas auto-estradas germânicas, onde circulam cidadãos comuns, mas também personagens sinistras e delinquentes sem escrúpulos. Os agentes Gerkan e Ritter vão solucionando casos através de perspicácia e de muita adrenalina, que escapa em frequentes perseguições em alta velocidade. Perspectiva de muitos carros destruídos... às 21h30, hoje com uma dose dupla.

QUINTA-FEIRA, 18

Isabelle Huppert é a grande actriz francesa da sua geração. Com o inevitável crepúsculo das deusas mais velhas, ela - que está a fazer, por estes dias, 57 anos - toma o pulso à situação, entre a representação e a realização (desde 2004). Filmou com um ror de nomes famosos: Companez, Sautet, Robbe-Grillet, Blier, Preminger, Boisset, Bertuccelli, Tavernier, Goretta, Chabrol, Téchiné, Pialat, Cimino, Godard, Meszaros, Bolognini, Benoit Jaquot, Losey, Wajda, Schroeter, os Taviani, Assayas, Ruiz, Haneke, Ozon, Chéreu, Skolimowski, Sanders-Brahmas... Uff! Não tem Óscares, mas foi melhor em Cannes e em Veneza por duas vezes, possui um BAFTA e um César. Sobretudo, como se vislumbra pelo número de filmes em que entrou (mais de cem, desde 1971) uma grande profissional. O Biography traça-lhe perfil e histórias em "O Olhar do Mundo", às 21h.

No Arte, às 19h35, "Tabu", filme de Nagisa Hoshima, pequena maravilha pela irreverência e pela capacidade narrativa e estética, pelo discurso sobre beleza, androginia e a xenofobia japonesa do final do século XIX.

Art Farmer no Mezzo. Exímio tocador de trompete, também de corneta e flumpet, um híbrido dos dois instrumentos. Estimado pelos melómanos quanto Miles Davis e Chet Baker. Às 19h30, um concerto dado na Inglaterra em 1964. Às 20h35, o Trio de Ray Brown presta-lhe homenagens.

SEXTA-FEIRA, 19

Dividido pelo TVC3 e pelo TVC HD, um Especial "Brad de Volta" com cinco títulos, a correr hoje. É para andar a saltitar de canal. Às 19h45, "Thelma e Louise" (3); às 20h25, "12 Macacos" (HD); às 22h, "Se7en" (3); às 22h30, "O Estranho Caso de Benjamin Button" (HD); às 00h15, "Clube de Combate" (HD). Pitt, que foi uma das grandes ausências na recente cerimónia dos Óscares, nunca venceu um deles, embora tenha sido duas vezes nomeado.

Há "pai" por todo o lado, como é apanágio nestes dias, até porque "um pai faz muita falta", como afiança o TVC2, que sugere um "non stop" temático a começar às 15h05 e a terminar próximo das duas da madrugada. Também o Canal Disney tem um especial com pais de séries como "Hannah Montana", "Os Feiticeiros...", "Hotel Doce Hotel", a partir das 17h. Não lhe fica atrás o Nickelodeon - e desde as 06h30! - com as séries míticas do canal: "SpongBob", "Pinguins de Madagáscar", "Os Padrinhos Mágicos"... O canal Hollywood programa especialmente para os próprios pais: "O Dia do Pai" (19h50), "O Pai da Noiva" (21h30) e mesmo o Padrinho III (23h30), que é um "Godfather"!

No canal Sonny, uma série em estreia exclusiva. "Community" - a história de um falso advogado que é desmascarado e tem que regressar à universidade para terminar o curso. Mas Winger é um homem de esquemas e tenta-os na faculdade. Uma história da aprendizagem da honestidade e do trabalho esforçado. Às sextas, 22h45.