4 abril 2012 18:00
4 abril 2012 18:00
A companhia A Barraca encena no TeatroCinearte, em Lisboa, a peça "As Aventuras Maravilhosas de Salta Pocinhas", numa adaptação feita a partir de "O Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro (ver roteiro Lisboa e Sul). Esta é uma das sugestões avançadas pelo Expresso sobre lugares onde poderá levar as suas crianças. Veja aqui muitas outras alternativas situadas de norte a sul do país.
LISBOA E SUL
JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Páscoa O Zoo propõe aos jovens um domingo de Páscoa único. Diversão, prémios e muitas atividades são a promessa para um dia inesquecível. Ao entrar no parque, os mais novos devem dirigir-se ao toldo à entrada da Baía dos Golfinhos para fazer, entre as 10h e as 14h, uma pintura facial original e divertida, transformando-se em coelhinhos da Páscoa. O Zoo desafia também os visitantes a participar na Caça aos Ovos da Páscoa, a decorrer nos Jardins do Conde Farrobo. A caça será realizada em duas sessões, às 12h e às 14h15. No final, serão premiados o coelhinho mais rápido, o coelhinho mais simpático e o coelhinho que conseguir apanhar mais ovos. Após esta agitação, os jovens poderão ainda visitar os cerca de 2000 animais das 360 espécies que vivem no Zoo. No dia 8 de abril, das 10h às 20h. Ver mais informações em www.zoo.pt.
MUSEU DO ORIENTE
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficinas O museu apresenta duas atividades destinadas aos mais novos. O programa Sábados em Oficinas propõe às crianças dos 6 aos 12 anos, a oficina "Rodopiando com os Deuses". Esta atividade desafia os mais pequenos a aprender que mensagens transmitem os gestos dos deuses hindus e, no final, a dançar uma coreografia. O segredo? Costas direitas, queixo para cima, postura! No dia 14 de abril, das 15h às 17h. E o programa Domingos em Família propõe às crianças a partir dos 4 anos a oficina "Ao Som do Rouxinol". Esta atividade vai levar os jovens a conhecer a história de Hans Christian Andersen que conta que na China, em tempos idos, existiu um rouxinol com um canto tão maravilhoso que curou o próprio imperador. No dia 15 de abril, das 11h às 12h30. Atenção: estas duas atividades exigem que seja feita marcação até ao dia 9 de abril. Ver mais informações em www.museudooriente.pt.
TEATRO MARIA VITÓRIA
Parque Mayer, Travessa do Salitre, 1250, Lisboa
Tel. 916 122 132
Estrela O Maria Vitória apresenta o musical infantil "A Estrela", baseado no conto de Vergílio Ferreira. Pedro é um menino que queria a estrela mais brilhante da sua aldeia. E foi atrás dela. Ao ser confrontado com o inocente roubo da estrela que julgava só dele, apercebe-se de que há coisas e valores que são de todos, e devolve, num ato altruísta, a estrela ao céu da sua aldeia e a toda a população. Pedro aprende que os sonhos, sempre difíceis de alcançar, belos e brilhantes como a estrela, dão sentidos diferentes à vida de cada indivíduo. Nesta adaptação musical, "A Estrela" transforma-se num mundo de luz e magia. Quando o pano sobe, o espetador é transportado para além do sonho, entrando na pele de um herói que vive num mundo mágico, onde tudo é possível. Até roubar uma estrela do céu. Até ao dia 27 de maio, aos domingos às 11h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e às 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://estrelaseouricos.familia.sapo.pt/agenda/teatro-e-espetaculos/a-estrela-5826-0.html ou em http://canelaehortela.com/a-estrela-de-vergilio-ferreira-e-musical-no-parque-mayer.
ZON LUSOMUNDO COLOMBO - SALA 10
Avenida Lusíada, s/n, Lisboa
Tel. 961 529 607
Gomas O musical "O Gomas" é uma peça infantil que está em cena numa sala de cinema. Este é um espetáculo de puro divertimento, interativo, 100% português, com uma vertente educativa e pedagógica, dirigido para crianças com idades entre os 2 e os 12 anos. O Gomas é um menino igual a todos os outros, ele é traquina, brincalhão e irrequieto, mas tem também um grande coração que o faz ajudar sempre quem mais precisa e defender os mais fracos. Durante 50 minutos, entre saltos, danças e muitas travessuras, os mais novos vão conhecer o Gomas e aprender com ele a importância da família, da escola e dos amigos. Valores esses que devem servir para a vida de qualquer criança. Até ao dia 29 de abril, aos sábados, domingos e feriados às 11h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta às 11h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.casadogomas.com.
CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Jogos O castelo oferece aos mais novos o programa "Jogos em Família". Esta atividade consiste em jogos e brincadeiras do tempo em que o castelo era a casa do rei e da sua família. No tempo em que os reis viviam nos castelos, não havia desenhos animados para ver na televisão, consolas ou o jogo do Buzz! Monstromania, nem patins em linha, nem action mans nem hello kitty, nem havia livros de histórias para alguém nos ler, mas a verdade, é que também se brincava. No primeiro domingo do mês, durante duas horas, os Arautos da Brincadeira, D. Berengário e D. Segismundo, só descansam quando todos participarem nas brincadeiras e jogos de outros tempos que prepararam, o quebra-bilhas, a vara-cega ou a torre do tesouro, entre outras brincadeiras e surpresas. No dia 5 de fevereiro às 11h. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.
TEATRO NACIONAL D. MARIA II
Praça Dom Pedro IV, s/n, Lisboa
Tel. 213 250 835
Espetáculo O Teatro D. Maria II leva à cena o espetáculo "As Aventuras de João Sem Medo". João Sem Medo, descrito pelo autor da peça, José Gomes Ferreira, como um herói "falabarato de imprecações e graçolas populares, desprezador dos tiranetes e dos poderosos e, sobretudo, cheio de alegria de existir, de respirar, de acreditar nos bons sentimentos e de inventar monstros para os destruir e vencer", é um pequeno burguês gabarola que, para não parecer cobarde, inventa monstros para os vencer. O texto é um exemplo de uma simbiose entre um ambiente mágico a rasar o universo surrealista e uma preocupação ética. Nos dias 7, 14 e 21 de abril às 16h. Ver mais informações em www.teatro-dmaria.pt.
TEATROCINEARTE
Largo de Santos, 2, Lisboa
Tel. 213 965 360 e 213 965 275
Aventuras A companhia A Barraca encena no TeatroCinearte a peça "As Aventuras Maravilhosas de Salta Pocinhas", para crianças a partir dos 6 anos, numa adaptação feita a partir de "O Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro. Uma raposeta sai contrafeita do conforto da toca de seus pais e faz-se à vida. Pelo caminho encontra texugos, ursos, lobos, mais raposas, e o temível bicho homem. Pilha galinhas, aldraba tudo e todos, papa lebres e lagartixas, amanha-se como pode. Apaixona-se, caça, diverte-se, tem filhotes, enviúva. Sozinha cria os filhos, enfrenta perigosas armadilhas, cresce. Senhora da sabedoria dos saltimbancos, já velhota é curandeira. Livra a floresta da praga das pulgas, já não caça senão grilos, alimenta-se do pagamento dos seus trabalhos, a floresta precisa dela. À sua maneira é mestre-escola, ensina os pequenos raposinhos, como pode, a não caírem nas mãos do pior inimigo, o homem. Vive ainda muitos anos, a Salta Pocinhas, muito querida dos raposinhos, a quem conta lindas histórias que começam assim: Uma vez tínhamos ido assaltar o poleiro do Juiz de Paz... Até ao dia 13 de maio, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h30 (disponível para escolas e grupos, de segunda a sexta, mediante marcação prévia, em horário a combinar). Ver mais informações em www.abarraca.com.
OCEANÁRIO DE LISBOA
Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 002 e 218 917 006
Férias 1 O Oceanário, durante as férias escolares da Páscoa, propõe aos mais novos o programa "Férias Debaixo de Água", que conta com a tartaruga das botas, as três lontrinhas, o peixe-lua e o Vasco como companheiros especiais de aventura. O programa conta com dias temáticos que revelam os mistérios dos oceanos e transformam os animais marinhos em personagens inesquecíveis, sendo que um dos dias reserva uma surpresa adicional, o musical infantil "Careta, a Tartaruga que Defende o Planeta!" que vai por os jovens a cantar e a dançar. Há um programa para crianças dos 4 aos 9 anos e outro para crianças dos 10 aos 12 anos e os participantes podem inscrever-se para determinados dias ou para o período completo das férias. Até ao dia 9 de abril (exceto aos fins de semana), das 8h30 às 18h30. Ver mais informações em http://www.oceanario.pt.
PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Espaço O Pavilhão do Conhecimento propõe todos os meses aos mais novos a atividade "Pai, Vou ao Espaço e Já Volto!" Nesta atividade, o tempo passa mais depressa do que um cometa no céu. O orientador é o astrónomo José Matos, que sabe tudo sobre viagens no Espaço, lanches em naves, meteoritos, marcianos, pedaços de estrelas e planetas. As crianças conversam, perguntam, desafiam e experimentam, sem parar. E a cada minuto ficam um bocadinho mais astronautas. Esta atividade realiza-se todos os meses, sempre com um programa diferente, e é necessário fazer marcação prévia. Os próximos programas vão ser "A Conquista da Lua" (22 de abril), "Viagens ao Planeta Vermelho" (13 de maio), "Os Rodinhas do Espaço (17 de junho) e "A Vida na Terra (15 de julho), sempre às 17h, com inscrições já abertas. Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.
AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Teatro-circo A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro-circo "O Guardião do Mundo Encantado". Chegou a noite de Natal. A noite mais longa do ano, a única em que é possível atravessar o portal mágico para brincar no mundo da fantasia e viver aventuras de espantar. Esta é uma viagem fantástica e um menino muito especial espera durante todo o ano por esta noite mágica em que pode atravessar o portal e reencontrar os seus amigos brinquedos, para com eles viver emocionantes aventuras. Brincam, riem e combatem o terrível Adamastor, o temível monstro do portal do mundo encantado, que se solta das suas amarras e ameaça apanhar todos os brinquedos que vivem no mundo mágico. Para o deter, o menino e os seus amigos brinquedos enchem-se de coragem e partem em busca do feitiço supremo, o mais enfeitiçado de todos, o feitiço mais poderoso de todos os universos, para conseguirem aprisionar o terrível Adamastor e poderem voltar a ser livres, felizes e brincalhões sem o monstro atrás deles. Este é um espetáculo de teatro-circo onde o público vai encontrar a magia do Natal, da fantasia e do circo, numa grande aventura que fala sobre amizade, coragem e determinação, para que se possa seguir em frente contra todas as adversidades e obstáculos. Até ao dia 29 de abril, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com.
TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909 e 214 788 120
História O teatro leva à cena a peça "A Alegre História de Portugal em 90 Minutos", para crianças a partir dos 6 anos. Fazendo jus ao espírito aventureiro e heroico do povo português, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construção do Reino de Portugal e na sua constituição posterior como país e Estado independente, este espetáculo selecionou 75 personagens representativos da História de Portugal, num enredo e dinâmica imparáveis. Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são apenas alguns dos muitos heróis da História de Portugal que são destacados. Um apurado sentido de descoberta, o orgulho de ser português, uma coragem sem limites, muita determinação no desbravar de horizontes além-mar, na conquista de novas terras e no conhecimento de novos povos, ditam o mote desta divertida comédia, capaz de agradar ao público de todas as idades. Nos dias 14, 21, 25 e 28 de abril às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.
MUSEU DA ELECTRICIDADE
Central Tejo - Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 210 028 130 e 210 028 190
Ateliês O museu oferece, até ao mês de dezembro, dois "Ateliers Elétricos" aos mais novos. Um deles é "Laboratório de Invenções", onde poderão conhecer a evolução da eletricidade, aos fins de semana e feriados às 11h e 16h. E o outro é "A Magia do Eletroíman", onde vão descobrir o que é, como se constrói e qual a utilidade de um eletroíman, aos sábados às 15h30 e aos domingos às 11h30. Além disso, no âmbito da exposição ILUSTRARTE 2012, oferece até ao dia 8 de abril quatro outros ateliês aos jovens: "Os Desenhos Andam Loucos", aos sábados às 11h30; "Fábulas de Esopo", aos sábados às 15h30; "Desenhar Diferente", aos domingos às 11h30; "Uma História com Muitas Mãos", aos domingos às 15h30. Ver mais informações em www.edp.pt/pt/sustentabilidade/fundacoes/fundacaoedp/museudaelectricidade/Pages/MuseuElectricidade.aspx.
PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Física O Pavilhão do Conhecimento apresenta a exposição "A Física no dia-a-dia", onde a interatividade vai para além da simples ação, acessível a visitantes com mobilidade reduzida e com conteúdos para o público cego. Esta mostra surpreendente pela sua simplicidade, baseada na obra "A Física no dia-a-dia" de Rómulo de Carvalho, utiliza objetos do quotidiano e explica inúmeros princípios básicos da Física clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. Na exposição não se encontram computadores, aparelhos eletrónicos complexos nem tecnologia de ponta. São 73 experiências com materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha. A mostra está organizada por divisões de uma casa - quarto, sala, escritório, despensa, cozinha e jardim - onde se exploram as principais áreas da Física clássica. Até ao final de setembro, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.
TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Musical O Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "O Mundo Mágico de Jack" para crianças a partir dos 4 anos, numa nova versão da história "João e o Pé de Feijão". Inspirado no conto de fadas publicado anonimamente pela primeira vez em Londres, no ano de 1807, por Benjamin Tabart, sob o título "A História de Jack e o Pé de Feijão", esta é uma versão de teatro musical interpretada por uma equipa de artistas, numa linguagem de espetáculo integrado em que a arte de representar se funde com a música, o movimento coreográfico, os cenários, os figurinos e a luz. Quando Jack nasceu, os seus pais viviam num lugar que era uma terra de ninguém. Este lugar tinha tudo. E todos se davam bem, cultivavam, partilhavam e a felicidade era tanta que ao fim do dia cantavam. Mas um dia, algo estranho aconteceu. Relâmpagos, trovoada, dizem que a terra tremeu. Foi então que perceberam que tudo estava diferente. Dos terrenos cultivados não havia, nem sinal, os animais fugiram, algumas casas caíram, e foi então que perceberam que tudo estava diferente. Foi nesse dia distante que Jack nasceu. E a história vai começar! Até ao dia 27 de maio de 2012, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos até 22 de junho de 2012, as terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com.
MUSEU DO COMBATENTE
Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225
Insetos "Micro-Safari, o Mundo Escondido a Seus Pés" é a maior exposição de insetos vivos de todo o mundo. Nesta mostra há espaço para cobras, lagartos, insetos tropicais e exóticos, caracóis gigantes africanos, dragões-barbudos australianos, tarântulas, escorpiões, entre outros. Mais de 100 espécies de animais vivos vão estar em exposição. A mostra conta com uma componente didática muito importante, uma vez que se consegue depreender a biodiversidade de vida que habita o nosso planeta através da enorme variedade de outros animais e plantas que existem no mundo, assim como os lugares onde vivem e o ambiente que os rodeia. Até 30 de setembro, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 18h. Ver mais informações em http://www.ligacombatentes.org.pt.
PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Minitores O seu filho gosta de ciência, experiências e desafios? Procura atividades para preencher as suas tardes de sábado? Então inscreva-o no Clube de Minitores Ciência Viva. Neste clube, as crianças dos 8 aos 12 anos vão explorar o Pavilhão do Conhecimento, as suas exposições e módulos. Poderão também partilhar o seu gosto pela ciência com os nossos visitantes, apresentando atividades e colocando-lhes desafios. Os seus filhos vão fazer e comunicar ciência! A quota do Clube de Minitores Ciência Viva inclui tardes cheias de atividades, desafios e conhecimento, exploração dos módulos da área expositiva, acompanhamento de um monitor com formação especializada e participação em eventos especiais da nossa programação. Atividade permanente, aos sábados das 14h30 às 18h30 (exceto nos dias 24 e 31 de dezembro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.
MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt.
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.
OCEANÁRIO DE LISBOA
Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 002 e 218 917 006
Tartarugas O Oceanário oferece aos mais novos, no auditório Mar de Palha, uma peça de teatro musical que promete agradar a todo o público infantil. O espetáculo "Careta, a Tartaruga que Defende o Planeta!" relata a aventura de duas tartarugas marinhas - a Careta e a Casquinha - que atravessam juntas os oceanos, fazendo amigos e descobrindo os valores da amizade, da confiança, a importância de escutar os mais velhos e aprendendo sobre a diversidade da vida no planeta. Inserida no âmbito da exposição temporária "Tartarugas marinhas. A viagem", o musical pretende reforçar os conteúdos abordados na mostra de uma forma lúdica e pedagógica, alertando para as dificuldades de sobrevivência destas espécies, atualmente ameaçadas. Até junho de 2012, aos sábados, domingos e feriados às 16h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h15 e 11h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.oceanario.pt.
JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt.
CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias, às 12h e 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.
CHAPITÔ
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às 19h. Ver mais informações em www.chapito.org.
LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa
Tel. 914 333 385 e 917 182 892
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt.
TEATRO INDEPENDENTE DE OEIRAS
Rua Dr. José Joaquim de Almeida, 2, Santo Amaro de Oeiras - Oeiras
Tel. 213 020 003 e 964 037 667
Musical O teatro apresenta o espetáculo "Planeta Tupi" para crianças a partir dos 6 anos. A ação desenrola-se no ano de 3501 em dois mundos: no planeta Tupi, onde se vive em harmonia com o meio ambiente e respeito pela natureza; e no planeta Terráquea, onde o abuso e destruição dos recursos naturais transformaram a vida ao ponto de a comida ser sintética, haver falta de oxigénio, a água ser poluída e venenosa, e não existirem árvores, plantas ou frutos. A missão do jovem Acauã, que será teletransportado do planeta Tupi para Terráquea, é humanizar os habitantes deste planeta para que tenham uma vida mais saudável e feliz. Com a ajuda de três amigos terráqueos, tudo irá fazer para que volte a existir água potável, ar respirável, lagos descontaminados e até reavivar relações afetivas como a amizade, a união e o amor. Uma grande aventura musical infantil, que recupera valores essenciais como a amizade, felicidade, amor e uma forte preocupação ecológica e de respeito pelo meio ambiente e biodiversidade. Até ao dia 29 de abril, aos sábados e domingos às 15h30 (disponível para escolas e grupos, de segunda a sexta, mediante marcação prévia, em horários a combinar). Ver mais informações em http://www.teatrodeoeiras.com.
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Soldadinho O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta, na Sala Experimental, a peça de teatro infantil "As Aventuras e Desventuras de um Soldadinho de Chumbo". O espetáculo cheio de magia, entre a imaginação e a realidade, inspirado num clássico de Hans Christian Andersen, conta a história do Soldadinho que se enamora de uma lindíssima Bailarina, e se vê envolvido numa fantástica aventura. Tudo se passa num fantasioso quarto de brinquedos, quando uma Boneca de Corda, o Homem dos Sete Instrumentos, um Relógio-Despertador, um divertido Palhaço e a Fada-Flor se apercebem da presença dos jovens espetadores e com eles partilham a fantástica história do Soldadinho e da Bailarina, que ao longo do espetáculo se vão ainda cruzar com outras divertidas personagens. Uma história onde, para que tudo acabe bem, os grandes protagonistas são valores como o amor e a amizade. Até ao final de junho de 2012, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h30 e às 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.malaposta.pt.
MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Espaço O Museu do Brinquedo inaugura uma nova mostra destinada aos mais novos, "Brinquedos do Espaço", na Sala de Exposições Temporárias. Oriundos de um contexto histórico-social muito específico, o pós-guerra, estes brinquedos tornaram-se cada vez mais realistas e sofisticados. Os primeiros brinquedos espaciais surgiram no Japão e na Rússia, países que nos anos 50 retomaram a produção de brinquedos, cessada durante o tempo da Segunda Guerra Mundial. O programa de exploração espacial que em 1957 lançou o primeiro satélite Sputnik e os voos espaciais experimentais, serviram de fonte de inspiração para os fabricantes. Com as sucessivas conquistas do espaço e o desenvolvimento da aeronáutica espacial, esses brinquedos de luz e som tornaram-se rapidamente efémeros e obsoletos. Hoje trazê-los de volta ao palco representa não só valorizar marcos importantes da história do Homem mas também, suscitar recordações e brincadeiras de pais e avós, crianças de outrora. Até ao dia 29 de abril, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.
NORTE E CENTRO
ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Páscoa O Zoo Santo Inácio celebra a Páscoa durante três dias. Para além dos mais de 1000 animais de 300 espécies, o zoo vai ter animações dedicadas ao tema para toda a família. No primeiro dia, vai haver teatro com a peça "Os Ovos Misteriosos", uma divertida história de uma galinha que vivia numa capoeira, de onde os seus ovos eram roubados, diariamente, pela dona, e por isso decide fugir para a floresta para pôr os ovos. É com grande espanto que, quando chega ao ninho encontra não um, mas vários ovos e de vários tamanhos... No segundo dia, o tema vai ser "Tratador na Quintinha Pedagógica", onde toda a família terá oportunidade de conhecer, aprender, interagir e alimentar alguns dos animais da quinta pedagógica do zoo, como as cabras, as vacas, o burro, os coelhos, os póneis, os porcos e as galinhas. E finalmente, no domingo de Páscoa todas as crianças poderão transformar-se em Coelhinhos da Páscoa através de pinturas faciais. De 6 a 8 de abril, das 10h às 19h30 (última entrada às 18h). Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com.
MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt.
MAR SHOPPING
Avenida Dr. Óscar Lopes, s/n, Leça da Palmeira - Matosinhos
Tel. 229 998 700
Dominguinhos Todos os domingos, o MAR Shopping oferece os "Dominguinhos", uma programação infantil destinada a crianças dos 3 aos 8 anos que inclui leitura de contos, espetáculo de fantoches e diversos ateliês como pintura, escultura, artes plásticas, reciclagem ou culinária. Os temas variam todos os meses, com atividades diferentes a cada domingo. No mês de abril o tema é "Páscoa" e no próximo domingo o programa vai ser "Atelier de Culinária: Coelhinhos de Páscoa". No dia 8 de abril, das 11h às 12h. Ver mais informações em www.marshopping.com.
ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Animais Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h30 (última entrada às 18h). Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com.
CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para toda a família. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 17h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece também várias atividades, destacando-se os programas Noites de Astronomia, no segundo sábado de cada mês às 22h, e Astronomia de Verão, durante os meses de verão, com observações noturnas, observações de chuvas de meteoros e palestras. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt.
PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com.
ESTALEIRO TEATRAL
Parque Infante D. Pedro, s/n, Aveiro
Tel. 234 386 524
Rei A Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro encena no Estaleiro Teatral a peça "O Rei Vai Nu", para crianças a partir dos 4 anos. Nunca se viu rei tão vaidoso. Tão vaidoso, tão vaidoso que já não havia roupa ou tecido que lhe agradasse perante o desespero dos alfaiates e tecelões do reino. Mas eis que surgem duas personagens que lhe prometem um tecido com o qual se fará um fato que, para além de esplendoroso, é mágico. Com efeito, só será visto por gente inteligente e competente no seu trabalho. Os que não conseguirem ver, paciência, são tolos ou pobres de espírito e a esses o rei poderá mandar embora, ficando apenas com os espertos. Sua majestade não cabe em si de contente pois em breve ganhará um fato novo, e melhor ainda, um governo só de gente iluminada. O povo que esteja preparado pois o rei passear-se-á com o seu fato diante deles... Até ao dia 25 de abril, aos sábados, domingos e feriados às 16h (disponível para escolas e grupos, de segunda a sexta, mediante marcação prévia, em horário a combinar). Ver mais informações em www.efemero.pt.
MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos diversos ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. O próximo ateliê vai ser "A Viagem da Gota de Água", para crianças dos 3 aos 5 anos. O planeta Terra tem muita, muita água, e esta água está sempre em movimento. Se conseguíssemos seguir uma gota, percebíamos que ela faz uma viagem extraordinária. Neste ateliê, os jovens vão fazer essa viagem. No dia 7 de abril, das 15h às 16h. E a seguir vai ser o ateliê "Eletrões em Movimento", para crianças a partir dos 7 anos. Como se pode separar o hidrogénio e o oxigénio da água? E qual é um dos processos que os químicos usam para proteger o ferro da corrosão? Neste ateliê, os mais novos vão explorar um dos ramos da Química, a eletroquímica. No dia 14 de abril, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org.
Pedro Andrade
pandrade@expresso.impressa.pt