14 abril 2011 17:00
14 abril 2011 17:00
CINEMA A Cinemateca Júnior exibe no Palácio Foz, em Lisboa, o filme de animação "Ratatui", dobrado em português. O filme conta a divertida história de um rato com mão especial para a cozinha, que faz de um rapaz que o recolhe um verdadeiro maître, manipulando-o na escolha dos ingredientes e demais andanças culinárias. (ver roteiro Lisboa e Sul)
PALÁCIO FOZ Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa Tel. 213 462 157 e 213 476 129 Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, exibe o filme de animação "Ratatui", dobrado em português. Um dos filmes de animação mais populares dos últimos anos, "Ratatui" segue a divertida história de um rato com mão especial para a cozinha, que faz de um rapaz que o recolhe um verdadeiro maître, manipulando-o 'pelos cabelos' na escolha dos ingredientes e demais andanças culinárias. No dia 16 de abril às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/programacao.asp.
CASTELO DE SÃO JORGE Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa Tel. 218 800 620 Dança A Associação Portuguesa de Danças com História, no âmbito do programa Domingos em Família, vai evocar o passado apresentando "Danças com História - da Country Dance à La Volta na Corte dos Tudors". As danças dos séculos XVI e XVII são apresentadas por um Arauto - "Rufty Tufty", "The Child Grove", "Cuckolds All on a Row", "Spanish Gipsy", "Jenny Pluck Pears", "Upon a Summer Day", "Gathering Peascode", "New Castle", "Grimstock", "Grays Inn Mask" e "La Volta" - e bailadas como na época dos Tudors, na corte da rainha Elizabeth I, em 1600. Esta evocação divulga os aspetos culturais, humanistas e sociais do final da Idade Média e do Renascimento através dos rituais da etiqueta, da estética, da postura, do vestir e das danças, recriando a sociedade palaciana da época com personagens trajados a rigor e destacando a simbologia de alguns adereços. No dia 17 de abril às 11h (é aconselhável fazer marcação prévia). Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.
MUSEU DA MARIONETA Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146, Lisboa Tel. 213 942 810 Ateliê O museu oferece às crianças a partir dos 6 anos, acompanhadas por um adulto, o ateliê "Caixinhas de Água", no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Qual é coisa qual é ela que está dentro de um aquário e é tão preciosa e necessária? Este ano, o tema para o Dia Internacional é "Água: Cultura e Património". Para celebrar a data, o museu convida adultos e crianças a participar num ateliê onde vai ser construído um aquário muito especial. Dentro dele, serão colocados pequenos tesouros que simbolizam a importância da água nas vidas de todos. No dia 17 de abril das 10h30 às 12h30, mediante marcação prévia. Ver mais informações em www.museudamarioneta.pt.
OCEANÁRIO DE LISBOA Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa Tel. 218 917 002 e 218 917 006 Férias Nas férias escolares da Páscoa, o Oceanário de Lisboa propõe, para as crianças dos 4 aos 12 anos, o programa "Férias Debaixo de Água", um conjunto de atividades lúdicas que dão a conhecer a biodiversidade marinha e sensibilizam os mais novos para a importância da conservação da natureza. Organizado em dias temáticos, o programa mostra de perto a vida das lontras marinhas, dos tubarões e de dezenas de outros animais. Embarcar numa aventura de super-heróis será também uma referência, já que a atividade contempla a presença do Vasco, a mascote do Oceanário. O mundo dos peixes, das aves e dos anfíbios não fica fora destes dias passados "debaixo de água". Os temas são "Peixes à Vista!", "Dormir, Comer e Brincar", "Onde Está o Ovo?", "Eu Vi um Sapo" e "Missão: Salvar os Oceanos". De 18 a 21 de abril, das 9h às 18h, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em www.oceanario.pt.
JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA Estrada de Benfica, 160, Lisboa Tel. 217 232 960 Páscoa Explorar, aprender e inovar são os verbos de ação nas férias da Páscoa, quando o Zoo oferece aos jovens dos 6 aos 16 anos o "ATL da Páscoa". Todos os participantes serão diplomados enquanto Embaixadores da Natureza, aprendendo mais sobre a vida selvagem e sobre algumas espécies em vias de extinção. O acesso a informações exclusivas e aos bastidores de alguns animais são parte das atividades promovidas nestes dias de brincadeira e aprendizagem. Cada dia proporcionará uma experiência diferente. Os primeiros animais em destaque são os mamíferos terrestres, seguidos dos mamíferos marinhos. Depois, chegará a vez de descobrir as particularidades dos répteis e anfíbios, e posteriormente as aves serão o centro das atenções. E haverá um dia dedicado à conservação e à sensibilização, visando a preservação das espécies em vias de extinção. De 18 a 21 de abril, das 9h às 18h, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em www.zoo.pt.
TEATRO BOCAGE Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa Tel. 214 788 120 e 912 449 909 Atividades O Bocage oferece às crianças dos 5 aos 14 anos, durante as férias escolares, o ateliê "Férias no Teatro - ATL Páscoa 2011". As atividades vão incluir: aprendizagem dos instrumentos básicos de representação como o corpo, a voz e o movimento; exercícios de desinibição, concentração, memorização e relaxamento; desenvolvimento de trabalho de grupo; criação de uma peça de teatro e seus personagens; apresentação final a pais, familiares e amigos, no último dia de atividades. De 18 a 21 de abril, das 9h às 18h, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.
TEATRO NACIONAL D. MARIA II Praça Dom Pedro IV, s/n, Lisboa Tel. 213 250 835 Fidalgo O teatro leva à cena "O Fidalgo Aprendiz", uma peça de D. Francisco Manuel de Melo, publicada pela primeira vez em 1665. Auto, farsa ou comédia de tipo burlesco, é uma obra cheia de personalidade e bem portuguesa, que faz a crítica à figura do fidalgo pelintra. Aprender a dançar sem música, esgrimir sem espada, declamar sem poesia... Eis as lições para a instrução tardia de um nobre provinciano que procura deslumbrar as damas e a cidade. E, à força de tanto (se) enganar, sai enganado. Ícone da dramaturgia clássica nacional, esta peça é agora transformada num espetáculo-oficina, onde o público é convidado a mover-se entre palco e plateia, ator e espetador, observado e observador. Até ao dia 15 de maio, aos sábados e domingos às 16h15 (de quarta a sexta, disponível para escolas e grupos às 11h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatro-dmaria.pt.
TEATRO NACIONAL D. MARIA II Praça Dom Pedro IV, s/n, Lisboa Tel. 213 250 835 Visita O teatro apresenta o espetáculo "A Visita", para crianças com mais de 6 anos, onde é possível espreitar o que normalmente não se vê. O espetáculo é um passeio ao interior do D. Maria II que dá a conhecer a história do teatro, a sua arquitetura, as suas especificidades técnicas e potencialidades artísticas, os bastidores, as lembranças de um tempo mais antigo e do tempo de agora, feito de memórias reais. Neste passeio encenado, os visitantes são guiados por personagens históricas e ficcionadas como Almeida Garrett e Amélia Rey Colaço, que revelam lugares e aspetos do teatro desconhecidos do público. Este espetáculo vai retornar para o público em geral no dia 28 de maio às 15h (durante os meses de março, abril e maio, vai estar disponível para escolas e grupos, em dias a combinar previamente). Ver mais informações em www.teatro-dmaria.pt.
AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO Parque Florestal de Monsanto, Lisboa Tel. 218 460 738 e 966 004 227 Gravidade A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro-circo "Desafio à Gravidade". Inspirado nos filmes mudos de comédia, os Trupilariantes mostram dois cavalheiros malabaristas que desejam apresentar o seu espetáculo de monociclos, magia, malabarismo e dança acrobática, mas infelizmente falta-lhes uma partenaire, problema que é resolvido com alguns engraçados percalços. O público vai assistir a um espetáculo que conjuga árias de ópera com a arte do malabarismo, num mundo alternativo onde vai esquecer a gravidade, devido às imagens criadas pelos malabares, e onde se deixará guiar pelas emoções e sentimentos. Nos dias 16 e 30 de abril e 1 de maio às 11h. Ver mais informações em www.trupilariante.com.
AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO Parque Florestal de Monsanto, Lisboa Tel. 218 460 738 e 966 004 227 Lendas A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de fantoches e teatro "Lendas à Conquista de Portugal". Maria e o Zé do futuro continuam as suas aventuras com a máquina do tempo. Aproveitaram já que o dia estava chuvoso e, em vez de irem jogar para o computador, resolveram passear pelas lendas da conquista de Portugal, pois a Maria sempre sonhou em encontrar um cavaleiro andante que lhe oferece uma flor antes de ir batalhar no seu corcel. E será que o Zé já sabe onde ficam as várias regiões de Portugal no mapa? Os jovens vão gostar de ver esta nova aventura da Maria e do Zé, mas, para que consigam chegar ao fim, antes de acabarem as moedas no parquímetro da máquina do tempo, irão precisar da ajuda de todos. Nos dias 16, 17 e 30 de abril e 1 de maio às 16h. Ver mais informações em www.trupilariante.com.
TEATRO BOCAGE Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa Tel. 214 788 120 e 912 449 909 Tempero O Bocage apresenta a peça "Uma Estória com Tempero" para crianças a partir dos 4 anos. Depois de condenado, o Azeite vê-se obrigado a provar a sua inocência. Lança-se então numa viagem fantástica, pelo seu passado ancestral onde há lugar para génios, deuses, oliveiras, azeitonas e corações. Nos dias 16 e 30 de abril às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.
TEATRO BOCAGE Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa Tel. 214 788 120 e 912 449 909 Rouxinol O Bocage apresenta a peça "O Rouxinol" para crianças a partir dos 4 anos, baseada numa obra de Hans Christian Andersen. Estamos na China e o imperador é... chinês! Esta história é tão antiga, tão antiga, que importa não a esquecer. O palácio do imperador era lindo, mas o jardim e a floresta, cheias de árvores, não ficavam atrás. Nas árvores habitava um rouxinol. Cantava tão bem que os visitantes do palácio e do jardim falavam dele por esse mundo fora. Até poemas escreviam. Vejam bem que o imperador, que era chinês, nunca havia reparado em tão belo (en)canto. Mandou o mordomo chamá-lo, para que cantasse para si. Mas o mordomo nem imaginava como era o seu canto. Isto é tão verdade, que até com o mugir de uma vaca o confundiu. Assim que o encontrou, convidou-o para uma festa no palácio. E assim começa esta história de encantar. No dia 17 de abril às 11h e no dia 25 às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.
TEATRO POLITEAMA Rua das Portas de Santo Antão, 109, Lisboa Tel. 213 245 526 e 964 409 036 Musical O Teatro Politeama estreia o espetáculo "O Sítio do Picapau Amarelo", um dos maiores sucessos da TV do Brasil que apaixonou gerações de jovens em Portugal, agora transformado em musical. Os jovens vão voltar a encontrar a boneca de trapos Emília, a menina Narizinho Arrebitado, o primo Pedrinho, a avó Benta a cozinheira Ti Nastácia, o tio Barnabé, o boneco de milho Visconde de Sabugosa, a bruxa-jacaré Cuca, o Saci Pereré, a pequena Sereia e outros habitantes do Reino das Águas Claras. Nos dias 16 e 17 de abril às 15h. Ver mais informações em www.teatro-politeama.com ou www.filipelaferia.pt.
TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA Estrada da Pontinha, 7, Lisboa Tel. 218 860 503 e 217 154 057 Musical O Teatro Infantil de Lisboa apresenta no Armando Cortez o espetáculo de teatro musical "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos". A peça, criada a partir da música para bailado de Tchaikovsky, decorre na noite de Natal em São Petersburgo, no século XIX. Os jovens heróis, Clara e o seu Quebra-Nozes, vão enfrentar o terrível rei dos Camundongos, numa fantasiosa aventura onde também vão conhecer a Fada da Neve, três pinguins, o rei Bom-Bom, a rainha Boa-Boa, a princesa Açucarada, o príncipe Chocolate e, finalmente, o príncipe encantado. Até ao dia 22 de junho de 2011 aos sábados, domingos e feriados às 15h. Ver mais informações em www.til-tl.com.
LITTLECHEF Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A (Lumiar), Lisboa Tel. 914 333 385 e 917 182 892 Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt.
PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA Alameda dos Oceanos, 2, Lisboa Tel. 218 917 100 Sexualidade O Pavilhão apresenta também uma outra atividade aos mais novos, sobre a sexualidade. O que é estar apaixonado? Qual a diferença entre um beijo explosivo e um beijo distraído? O que acontece ao corpo dos rapazes e das raparigas quando chegam à idade do armário? Para que servem os espermatozoides? Será que dar as mãos é fazer sexo? E podemos obrigar alguém a gostar de nós? "Sexo... e Então?!" é uma exposição rigorosa, atrativa e sem tabus que explica o amor e a sexualidade de uma forma clara e divertida ao público pré-adolescente (dos 9 aos 14 anos) e às suas famílias. Associada à mostra decorrerão atividades complementares como debates, palestras e ateliês. Até ao dia 28 de agosto de 2011, de terça a sexta das 10h às 18h e ao fim de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.
MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa Tel. 213 921 808 e 213 921 679 Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia(séc. XVI), Ouranomachia(séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt.
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679 Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679 Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA Rua Angola, s/n, Olival Basto - Odivelas Tel. 219 383 100 Musical "A Ilha Encantada" é uma fantasia musical onde não falta a magia, o divertimento e o estímulo à imaginação. O espetáculo é contado e cantado em forma de lenda, que narra acontecimentos fantásticos. O público é convidado a entrar numa ilha misteriosa onde se destaca um castelo, um barco e o seu mais velho habitante, um simpático contador de histórias que, além de receber os visitantes, os convida a participar no jogo teatral do faz de conta. O mundo da ilha encantada tem, além do contador de histórias, outros habitantes como uma princesa, um dragão e uma viúva e o seu jovem e alegre filho, que vivem num barco e sonham com um futuro melhor. Até junho de 2011, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (durante a semana, disponível para escolas e grupos de terça a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt.
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA Rua Angola, s/n, Olival Basto - Odivelas Tel. 219 383 100 Viagem "Bi e Dão" é um espetáculo que vai surpreender pela personagem (ou personagens): um curioso bidão de onde saem pernas por um lado, braços e cabeça por outro, formando um corpo só: o corpo de Bi e Dão! Ora Bi e Dão, fartas de ver sempre os mesmos sítios e as mesmas pessoas, decidem partir à aventura. Com vontade de explorar o mundo, embarcam numa longa viagem. Bi: "Vamos viajar por todo o mundo para conhecermos pessoas novas, sítios que nunca vimos e ouvir línguas que nunca ouvimos e que não percebemos nem uma palavra". Dão: "Dizes que nem mesmo uma palavra?" O seu Bidão leva-as a Cabo Verde, ao Brasil, à Índia, à Ucrânia e à China. Nestes países surpreendem-se com as diferentes formas de viver. No final, estafadas mas radiantes com as suas descobertas e experiências - os idiomas, a comida, a dança, o clima, as tradições... - descobrimos que, afinal, nunca saíram do seu bairro. Nos dias 16 e 17 de abril às 16h15. Ver mais informações em www.malaposta.pt.
MUSEU DO BRINQUEDO Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra Tel. 219 242 171 Sons O Museu do Brinquedo apresenta, na Sala de Exposições Temporárias, a mostra "Brinquedos Sonoros e Musicais". Nesta exposição o público vai poder contemplar uma coleção de objetos lúdicos, produtores de som e oriundos de várias culturas. Até ao dia 26 de abril de 2011, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.
FUNDAÇÃO DE SERRALVES Rua D. João de Castro, 210, Porto Tel. 226 156 500 Oficinas O Museu, a Casa e o Parque acolhem o programa de oficinas Férias da Páscoa em Serralves, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos. Constituído por um conjunto de uma dezena de oficinas em dias e horários variados, e abrangendo áreas tão diversas como a arte e a natureza, o programa tem como objetivo permitir a ocupação do período de férias escolares de uma forma divertida e pedagógica. O programa inclui oficinas de artes plásticas, culinária, expressão corporal, ciência e natureza. As atividades foram concebidas em função das faixas etárias, estando agrupadas em oficinas destinadas a crianças entre os 4 e os 6 anos, entre os 6 e os 9 anos e entre os 6 e os 12 anos. De 18 a 21 de abril, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em www.serralves.pt.
MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA Estrada Nacional 108, nº 206, Porto Tel. 225 304 966 e 225 300 648 Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt.
CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO Avenida 24, nº 800, Espinho Tel. 227 331 190 Planetário O Planetário de Espinho propõe quatro interessantes sessões às crianças e às suas famílias até ao mês de dezembro. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece a sessão "Observação do Sol", aos sábados às 15h30 e 16h30, sempre que as condições atmosféricas existentes não sejam adversas. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt.
AUDITÓRIO DO EUROPARQUE Santa Maria da Feira Tel. 256 370 222 Carteiro O Europarque apresenta "Carteiro Paulo ao Vivo - Uma Missão muito Especial", um espetáculo cheio de diversão, interação e muitas surpresas, num formato pensado para introduzir os mais pequenos ao teatro. O espetáculo conta a história de uma missão muito especial, para a qual vão ter que ajudar. O Carteiro Paulo é promovido a chefe da nova estação de correios e passa a ter a seu cargo desafios ainda mais importantes. Desta vez, mostra uma carta aos habitantes de Vila Verde que anuncia a chegada de uma pessoa muito importante para a inauguração da nova Estação de Correios. Apesar dos vários imprevistos de última hora, o Carteiro Paulo, com a ajuda do Quico e do seu novo helicóptero, vai conseguir resolver tudo a tempo de Vila Verde receber esta visita tão especial. No dia 17 de abril às 15h. Ver mais informações em www.europarque.pt.
CENTRO CULTURAL VILA FLOR Avenida D. Afonso Henriques, 701, Guimarães Tel. 253 424 700 Férias Nas férias da Páscoa, o Vila Flor é, mais uma vez, um espaço de descoberta e criação para as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. Oficinas e passeios, artistas e livros, amigos e desconhecidos, sítios familiares, outros não. É assim o "Programa À Descoberta", um conjunto de oficinas pensado para que as crianças desfrutem do seu tempo livre de forma criativa, fazendo da experimentação artística e da descoberta de novos sentidos um hábito e um prazer. As atividades incluem dois temas diferentes, "As Palavras" e "Os Sentidos", para descobrir, e todos os dias o Vila Flor vai disponibilizar um espaço de acolhimento preparado para receber os pequenos descobridores. De 18 a 21 de abril, das 9h às 18h, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em www.ccvf.pt.
ESTALEIRO TEATRAL Parque Infante D. Pedro, s/n, Aveiro Tel. 234 386 524 Soldado A Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro leva à cena no Estaleiro Teatral a peça "O Valente Soldado de Chumbo". Uma enorme caixa de brinquedos está colocada no centro do palco. Toda a caixa de brinquedos que se preze deve, por artes mágicas, transformar-se sempre que a imaginação está ao serviço da brincadeira. Esta caixa, como depois se verá, corresponderá generosamente a esta ideia, mudando de face, multiplicando os lugares, os espaços, a luz e a cor. A história que se conta é a do Valente Soldado de Chumbo. Iremos apresentá-la em curtas cenas, breves instantes num carrossel de momentos, uns trágicos, outros divertidos. Nos dias 16 e 17 de abril às 16h (de segunda a sexta, disponível para escolas e grupos até ao dia 29 de abril, mediante horário a combinar). Ver mais informações em www.efemero.pt.
PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis Tel. 256 664 043 e 256 683 170 Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com.
MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra Tel. 239 854 350 Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos em 2011 vários ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. Um deles é "Muda de Cor". O que têm em comum o vinagre e o limão? E a pasta de dentes e o limpa-vidros? Neste ateliê os jovens vão ver como os líquidos podem mudar de cor e descobrir porquê. No dia 16 de abril, das 15h às 16h30, para crianças a partir dos 6 anos. E o outro é "Código das Gomas". Neste outro ateliê os mais novos vão descobrir a linguagem da vida e construir um ADN... muito saboroso! No dia 23 de abril, das 15h às 16h30, para crianças a partir dos 8 anos. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org.
Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt