7 maio 2009 9:10
É um documentário sobre o projecto "revolucionário", que envolveu arquitectos como Siza Vieira, Souto Moura ou Gonçalo Byrne, dentro do ambiente de forte activismo social e político do pós 25 de Abril.
7 maio 2009 9:10
Distinguido no DocLisboa com o prémio Midas de Melhor Documentário Português, "As Operações SAAL" é um filme de João Dias que nos leva até ao projecto de habitação implementado entre 1974 e 75.
Dentro do ambiente de forte activismo social e político do período quente do pós 25 de Abril, o projecto foi uma experiência piloto lançada por iniciativa legislativa do então secretário de Estado da Habitação e Urbanismo do II Governo Provisório, o arquitecto Nuno Portas.
As operações SAAL envolveram arquitectos como Siza Vieira, Souto Moura ou Gonçalo Byrne, que trabalharam em parceria com as populações.
O programa procurava dar casas às centenas de pessoas que viviam em barracas. Os arquitectos faziam os projectos com a participação das populações, os moradores construíam, o Estado pagava os materiais.
É um documento sobre um período marcante da história recente de Portugal, apresentado na óptica de como a arquitectura se cruzou com o processo revolucionário num projecto que não se viria a repetir.
A ponte para com o passado é efectuada entre as imagens arquivo e as entrevistas em que Siza Vieira Raul Hestnes, Souto Moura ou Teotónio Pereira recordam o seu envolvimento nas Operações SAAL.