23 junho 2009 17:56
Os centros de saúde deixaram de fornecer a vacina contra o tétano por dificuldades de abastecimento. Só existem doses para situações de emergência.
23 junho 2009 17:56
As vacinas do tétano estão esgotadas em muitos centros de saúde do país devido a um problema de abastecimento do laboratório responsável, mas o Ministério da Saúde garante existirem vacinas em número suficiente para as situações de emergência.
De acordo com o Ministério da Saúde, há cerca de um mês que se registam a nível nacional "algumas dificuldades no circuito de abastecimento da vacina do tétano".
O gabinete de imprensa do ministério garante que a situação "está a ser acompanhada pelas entidades competentes" e que a normalidade do abastecimento deverá ser "reposta em breve".
Os utentes que nos últimos dias se dirigiram aos centros de saúde para fazer um reforço e não a tinham disponível não correm quaisquer riscos, já que "a imunidade conferida pela vacina é de grande duração".
Como tal, "não ter feito esse reforço imediatamente não coloca riscos para a saúde individual, ou para a saúde pública", garantem responsáveis do gabinete da ministra.
"Para as situações de emergência, desencadeadas, por exemplo, por ferimentos, a vacina do tétano está disponível", garante o ministério.
Para voltar a tomar a vacina, o Ministério da Saúde aconselha os utentes a ligarem primeiro para os seus centros de saúde e informarem-se sobre a data em que a situação ficará normalizada.