Açores

Terra treme no Faial

30 maio 2008 17:22

Maria Luiza Rolim

A terra está a tremer na Ilha do Faial, nos Açores. O Instituto de Meteorologia alerta que há uma elevada actividade sísmica na zona desde o dia 20, com níveis de sismicidades acima do normal.

30 maio 2008 17:22

Maria Luiza Rolim

Eram 9h15 (hora local) de hoje, quando um sismo de 2.5 graus na escala de Richter foi sentido nas freguesias de Flamengos, Ribeirinha e Espalhafatos, na Ilha do Faial, Açores, onde há dez dias está a ocorrer uma elevada actividade sísmica. O abalo teve origem a cerca de 4km a Oeste-Noroeste dos Flamengos.

Pouco antes, registou-se outro abalo, de menos intensidade (1,8 graus na mesma escala), com o mesmo epicentro. Segundo o Instituto de Meteorologia - que está a acompanhar a evolução da situação, emitindo comunicados através do site na Internet - os níveis de sismicidade mantêm-se acima do normal.

Recorde-se que a última vez que houve actividade sísmica na zona do Faial foi durante a crise associada ao sismo de 9 de Julho de 1998.

Mais de 100 sismos desde o dia 20

Desde o dia 20, já foram registados mais de 100 abalos sísmicos na zona do Faial, até ao momento de baixa magnitude, dos quais nove foram sentidos.

O mais forte, 2.7 graus na escala de Richter, ocorreu às 14h40 da terça-feira, 20, tendo sido sentido na freguesia da Ribeirinha. O segundo de maior magnitude (2.2 graus na mesma escala) foi sentido às 3h41 do dia 29, na região do Salão. No mesmo dia, às 3h55, a Ribeirinha sentiu outro pequeno sismo (2.0 graus).

A seguir ao terramoto de 1980 na Terceira, o último grande sismo que atingiu os Açores, provocando pesadas perdas humanas e materiais ocorreu em 1998, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, no Grupo Central. O fenómeno foi sentido de madrugada, com intensidade máxima (grau VII na escala de Mercalli Modificada), e teve epicentro a Nor-Nordeste da ilha do Faial. Oito pessoas morreram debaixo dos escombros de suas casas, e 1.700 ficaram desajoladas.

Recentemente, a crise sísmica mais significativa nos Açores ocorreu em Abril do ano passado, na zona oriental do arquipélago, junto aos Ilhéus das Formigas.