16 dezembro 2009 15:31
O acidente ocorreu esta tarde no centro comercial Fórum Algarve, em Faro. A queda de duas placas de pladour atingiu uma pessoa, que ficou com "pequenas escoriações" e está livre de perigo.
16 dezembro 2009 15:31
Parte de um tecto do Centro Comercial Fórum Algarve, em Faro, caiu hoje provocando um ferido ligeiro, informou o responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.
No local do acidente, ocorrido cerca das 14h00, a governadora civil de Faro, Isilda Gomes, explicou que se registou "o desabamento de duas placas de pladour em pleno corredor do centro comercial, tendo provocado um ferido ligeiro". O ferido foi transportado ao hospital uma vez que foi "atingido por destroços projectados pela queda do tecto falso", precisou a governadora civil.
A responsável disse à Lusa que a primeira razão adiantada para o acidente poderá estar relacionada com "o peso das decorações de Natal", frisando que esta "é só uma hipótese" uma vez que a investigação está a decorrer.
Corredor fechado, centro a funcionar
No terreno estiveram o IMEM, a protecção civil, os bombeiros municipais, a PSP e responsáveis do centro comercial.
A responsável do Governo Civil adiantou que não houve mais feridos porque os clientes fugiram no momento da queda da estrutura.
A administração do centro anunciou, entretanto, que como medida de prevenção encerrou o corredor atingido.
Livre de perigo
A vítima da queda de parte de um tecto falso no maior Centro Comercial de Faro está livre de perigo e a autarquia afirma que a área interdita pode reabrir ao público.
O Hospital Central do Algarve, através do assessor de imprensa Márcio Rodrigues, confirmou que deu hoje entrada naquela unidade hospitalar uma vítima do acidente registado cerca das 14:00 no Centro Comercial Fórum Algarve, mas que o seu estado não inspira gravidade.
"O ferido é ligeiro com pequenas escoriações", acrescentou.
O ferido foi transportado ao hospital por ter sido "atingido por destroços projectados pela queda do tecto falso", precisou a Governadora Civil.
Desprendimento de tecto falso
Em comunicado, a autarquia farense refere que a acidente foi registado às "13:45, no corredor que dá acesso ao Jumbo no Fórum Algarve" e que o desabamento provocou um ferido ligeiro e escassos prejuízos materiais.
Segundo a autarquia, a causa do desabamento relaciona-se com o desprendimento de um tecto falso, constituído por uma estrutura sintética ligeira à qual estavam apensos ornamentos natalícios, o que, pelo seu peso, provocou a ruptura da estrutura".
A Multi Mall Management, empresa responsável pela gestão do Fórum Algarve, refere também em comunicado que "tomou todas as medidas aplicáveis à queda de parte do tecto falso do corredor do Fórum Algarve" e que se encontra neste a "apurar as causas do acidente".
O Centro Comercial Fórum Algarve, a maior superfície da cidade de Faro, devia ser fechado hoje como forma de prevenção, disse à Lusa uma das lojistas que quando ouviu o estrondo do desabamento pensou que se "tratava de prateleiras do supermercado a cair".