Gordon Scott foi o 'Rei da Selva' nos anos 50

Tarzan morreu

4 maio 2007 19:55

O actor norte-americano tinha 80 anos e fica na história do cinema como o mais 'sexy' e inteligente  intérprete de 'Tarzan'.

4 maio 2007 19:55

Morreu Gordon Scott, que ficou conhecido como intérprete de 'Tarzan' nos anos 50. O actor – que impressionava  pela compleição física e 19 polegadas (48,26 cm) de bíceps  – estava internado no Johns Hopkins Hospital em Baltimore (EUA), não tendo resistido a complicações de uma cirurgia cardíaca.

Scott participou em 24 filmes, incluindo 'Tarzan and the Lost Safari' (1957), 'Tarzan's Fight for Life' (1958), 'Tarzan and the Trappers' (1958), 'Tarzan's Greatest Adventure' (1959), com Sean Connery, e 'Tarzan the Magnificent' (1960).

O actor - que estreou no cinema com 'Tarzan's Hidden Jungle' em 1955 após ter sido descoberto num hotel em Las Vegas, onde trabalhava como salva-vidas - foi também um dos mais importantes protagonistas da idade de ouro do cinema épico.

Scott começou a sua preparação física na Universidade de Oregon, onde praticava musculação e luta. Com a II Guerra Mundial, tornou-se instrutor de Infantaria no Exército norte-americano, ensinando aos soldados a lidar com espingardas, pistolas e baionetas, além de lhes ensinar judo e luta-livre.

Após o fim da guerra, tornou-se polícia. Foi também bombeiro, vaqueiro, pescador e lutador profissional de 'wrestling'. Ao ser descoberto por um agente cinematográfico, concorreu com dezenas candidatos ao lugar anteriormente ocupado por Lex Barker, tendo sido escolhido como o novo 'Rei da Selva'. Era, porém, um actor limitado, pelo que ao deixar de interpretar Tarzan veio para a Europa onde acabou por participar em filmes épicos italianos  interpretando heróis como Hércules ou Maciste.

Gordon Scott participou também em filmes 'western spaghetti', através dos quais ganhou popularidade na Europa. Foi um dos actores mais conceituados deste género, juntamente com Steve Reeves, de quem era amigo.