7 março 2009 11:03
O realizador americano de "2001: Odisseia no Espaço" e "Laranja Mecânica" faria 81 anos em Julho. (Veja vídeos no fim do texto)
7 março 2009 11:03
Morreu hoje faz dez anos Stanley Kubrick. Três dos seus filmes - "Dr.Estranhoamor"(1964), "2001: Odisseia no Espaço"(1968, filme que lhe valeu um Oscar de Melhores Efeitos Especiais) e "A Laranja Mecânica"(1971)- estão incluídos entre os 50 melhores filmes de sempre.
Nascido em 26 de Julho de 1928 em Nova Iorque, o realizador foi quatro vezes nomeado para o Oscar de Melhor Realizador, por "Dr.Estranhoamor", "2001: Odisseia no Espaço", "A Laranja Mecânica" e "Barry Lyndon" (1975). Recebeu outras nomeações para o Oscar como produtor, realizador e argumentista, e duas para o Globo de Ouro. Entre as distinções, destaca-se, ainda, um Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1997, pelo seu contributo para o cinema.
"De Olhos Bem Fechados" (1999), com Nicole Kidman e Tom Cruise, foi o último filme.
O último projecto em que esteve envolvido - mas que não dirigiu por problemas de saúde - foi "A Inteligência Artificial", de Steven Spielberg.
Uma mostra do espólio fotográfico daquele que foi um dos maiores cineastas de todos os tempos pode ser vista este sábado na galeria da FNAC Vasco da Gama, em Lisboa. A exposição sobre a carreira de Kubrick, ordenada cronologicamente, apresenta uma série de fotografias de rodagens de filmes, seleccionadas do livro "The Stanley Kubrick Archives", obra editada por Alison Castle e publicada pela editora Taschen.
No momento em que se assinala o 10º aniversário da morte de Stanley Kubrick, já o novo telescópio espacial Kepler da NASA encontra-se no espaço à procura de planetas habitáveis, parecidos com a Terra, fora do Sistema Solar.
A missão do Kleper - lançado esta madrugada a partir de cabo Canaveral, a bordo de um foguetão - deverá durar três anos e meio, concentrando-se na direcção das constelações de Cisne e Lira, onde há uma alta concentração de estrelas. O telescópio vai medir as variações nas luminosidades em mais de 100 estrelas, de modo a permitir detectar a passagem de algum planeta em órbita.
Desde os anos 80, já foram descobertos cerca de 300 planetas extra-solares, mas os cientistas acreditam que embora a maioria seja muito maior do que a Terra, nenhum é habitável. Com este novo telescópio, o objectivo da agência espacial americana é tentar encontrar sinais de vida.
O nome do novo telescópio é uma homenagem da NASA ao astrónomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), pai da astronomia moderna.
O cineasta Stanley Kubrick morreu a 7 de Março de 1999 enquanto dormia na sua casa no Reino Unido, de ataque cardíaco, 666 dias antes de 2001.