8 janeiro 2008 8:43
Ao largo da costa francesa foram esta manhã retomadas as operações de busca pelos quatro pescadores desaparecidos desde a madrugada de ontem, na sequência do naufrágio da embarcação "Petite Julie".
8 janeiro 2008 8:43
As buscas pelos dois pescadores portugueses e dois franceses foram retomadas às 7h40, indicou o porta-voz do centro de salvamento de Corsen.
No entanto, há poucas esperanças de encontrar com vida os quatro homens que estão desaparecidos desde a madrugada de ontem, na sequência do naufrágio da embarcação "Petite Julie" ocorrido ao largo da costa francesa.
A morte dos outros dois pescadores franceses que se encontravam na embarcação foi ontem confirmada, enquanto que um pescador português foi salvo com vida. Segundo Bertrand Hudault, o capitão da fragata envolvida na operação de salvamento, "as buscas foram retomadas às 8:40 (7:40 horas de Lisboa) com um helicóptero da Marinha ao qual se juntarão, à tarde, um avião da alfândega e um da Marinha nacional", disse à agência Lusa o capitão de fragata Bertrand Hudault.
Nas buscas continuam hoje envolvidos um navio da Marinha francesa e sete pesqueiros que durante a noite permaneceram no local do naufrágio, ao largo da costa noroeste de França. As condições no mar "são hoje mais calmas", disse Bertrand Hudault, adiantando que o vento sopra a 30 quilómetros por hora e que se registam vagas de 5 metros.
O porta-voz adiantou ainda não haver qualquer sinal dos quatro pescadores desaparecidos. Na segunda-feira, nas operações de busca estiveram envolvidos cinco helicópteros, um avião, um navio da marinha francesa, três navios da marinha mercante e um pesqueiro.
De acordo com o mesmo responsável, a operação decorreu em "condições difíceis", uma vez que naquela zona se registava ondulação forte com vagas de seis metros e ventos de 35 quilómetros/hora.
De acordo com Bertrand Hudault, inquéritos técnicos e judiciais foram já abertos para determinar as causas do naufrágio.