Atualidade / Arquivo

Presidente da Câmara de Albufeira avança para o Turismo do Algarve

22 outubro 2012 13:10

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

Desidério Silva deixa a presidência da Câmara de Albufeira e encabeça a única lista concorrente ao Turismo do Algarve. Eleições são hoje.

22 outubro 2012 13:10

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

Ao avançar para o organismo, o social-democrata Desidério Silva terá de interromper o seu último mandato à frente da autarquia, enquanto a presidência da mesa da assembleia geral, até aqui ocupada pelo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, passará a ser liderada por João Rosado, presidente de outra associação, a dos Comerciantes do Algarve.

Desidério Silva, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, será acompanhado por Duarte Padinha, ligado à area do marketing, Eliseu Correia, da empresa EC Travel, Carlos Luís, representante da APAVT - Associação Portuguesa das Agências das Viagens e Turismo, Ricardo Cipriano, diretor do Castro Marim Golfe&Country Club, João Paulo Sousa, diretor do Benamor Golfe, Marina Correia, diretora-geral da Marina de Portimão, José Figueiredo Santos, da ESGHT da Universidade do Algarve, e Ana Maria Rosa, diretora do Clube Praia da Oura. 

PS dá liberdade de voto 

Desidério Silva explica ao Expresso como chegou a estes nomes: "Falei com os meus 15 colegas presidentes de Câmara e disse-lhes que ia apresentar uma lista. Foi até mais junto dos do PS e pedi pessoal essencialmente técnico. Disseram-me para escolher a lista à vontade, ninguém me deu nenhum nome, por isso não fiquei preso à política", adianta.

Numa altura de crise, e com um orçamento cada vez mais curto, Desidério Silva levanta um pouco o véu do que pretende fazer: "A casa (o Turismo do Algarve) precisa de intervenção e a região precisa de ser defendida. É preciso apertar com quem tem obrigação de olhar para a região, têm de olhar para nós de forma diferente, se querem que o Turismo do Algarve cumpra o papel que tem de cumprir".

O autarca do PSD, sem querer "partir a loiça", vai avisando: "É preciso que o Estado perceba que o Algarve é o maior destino turístico do país e é preciso apertar com quem tem obrigação de olhar para a região".

O Turismo do Algarve é responsável pela promoção da região a nível nacional, sendo que a promoção externa ainda está a cargo da ATA - Associação de Turismo do Algarve - que integra participantes do setor privado. Mas o Governo tem na forja alterações que poderão alterar o modelo de composição do organismo, fundindo a promoção interna e externa.

Eleição garantida

Para as eleições, no atual quadro legislativo, votam 33 representantes, entre eles as dezasseis Câmaras do Algarve, representantes desconcentrados do Estado, a Universidade do Algarve e os sindicatos.

Habitualmente, basta que os autarcas votem no mesmo sentido e captem um outro votante, para conseguirem eleger a lista que pretendem, mas até isso não tem sido necessário uma vez que historicamente costuma haver apenas uma lista a concurso.

Apenas uma vez na história da instituição tal não aconteceu: em 2003 houve duas listas oponentes, encabeçadas pelo socialista Paulo Neves e pelo social-democrata Helder Martins, que levou a melhor na altura com uma vantagem de dois votos.

Em 2012, a ERTA teve um corte de 30% em relação aos seis milhões de euros previstos no Orçamento do Estado, ficando com uma verba de 4,17 milhões de euros para todas as despesas da instituição. Destes, três milhões são para salários.