2 julho 2012 9:30
Candidato do Partido Revolucionário Institucional que esteve sete décadas no poder no México, venceu as eleições presidenciais.
2 julho 2012 9:30
Enrique Peña Nieto, o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que esteve sete décadas no poder no México, venceu as eleições presidenciais, revelam os primeiros resultados oficiais.
Peña Nieto recolheu 37,93 por cento e 38,55 por cento dos votos contra 30,9 por cento a 31,86 por cento obtidos pelo candidato de esquerda, Andres Manuel Lopez Obrador, e 25,1 por cento a 26,03 por cento de Josefina Vazquez Mota, candidata do partido no poder, anunciou o presidente do Instituto Federal Eleitoral (IFE), Leonardo Valdês, em declarações à televisão mexicana.
Anunciada a vitória, Peña Nieto declarou que procurará a reconciliação e a unidade nacionais e prometeu uma presidência "moderna e responsável".
Num discurso proferido perante os seus apoiantes, o novo presidente do México realçou que a unidade dos mexicanos "é indispensável".
"É tempo de promover e incentivar a reconciliação nacional e de deixar de lado as nossas diferenças e privilegiar as nossas semelhanças", concluiu.
O ato eleitoral ficou marcado pela morte de três pessoas num tiroteio entre apoiantes do Partido Revolucionário Institucional e do Partido Verde Ecologista do México, registado numa assembleia de voto no Estado mexicano de Chiapas.
O trágico incidente em que também ficaram feridas três pessoas, aconteceu na localidade de Rincón Chamula, no município de Pueblo Nuevo Solistahuacán, no norte de Chiapas, quando as vítimas se encontravam na fila para votar.