21 novembro 2012 19:45
Proibição foi aprovada hoje.
21 novembro 2012 19:45
O Conselho de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou hoje um decreto lei que proíbe a nudez em lugares públicos da cidade, com seis votos a favor e cinco contra, de acordo com a "CNN".
Esta é a resposta ao crescente número de queixas sobre a frequência diária de homens nus em Castro, situado em Eureka Valley, e que é considerado o bairro gay mais famoso do mundo.
Assim que a interdição passou, levantaram-se alguns protestos e várias pessoas que assistiam à votação começaram a retirar a roupa, tendo sido envoltos em mantas azuis e levados pelas autoridades.
Os opositores à mudança estão preocupados com o impacto negativo que a decisão poderá ter na imagem de São Francisco como um "farol liberal". O nudismo tornou-se uma prática popular na cidade, sobretudo, nos últimos dois anos.
"Somos uma cidade que acredita na liberdade e nós sempre acreditaremos na liberdade e na livre expressão, afirmou o supervisor Scott Wienner. "Mas exibir os órgãos genitais para todos, isso não é livre expressão", acrescentou à "CNN".
Mas nem tudo são más notícias para quem gosta de sair à rua sem roupa. A nudez é permitida em "desfiles, feiras e festivais".
De acordo com a nova lei, quem desobedecer e andar nu em espaços públicos poderá incorrer em multas entre 100 dólares (78 euros) e 500 dólares (390 euros), dependendo do número de delitos. Uma pessoa que num ano violar por três vezes a proibição arrisca um ano de prisão.