20 abril 2007 1:02
Sob o fogo cruzado das críticas de todos aqueles que não concordaram com a divulgação dos vídeos do assassino de 32 estudantes da Virgínia Tech, a NBC voltou à carga, transmitindo novas imagens.
20 abril 2007 1:02
A estação de televisão norte-americana NBC divulgou esta noite novos vídeos do estudante coreano que assassinou 32 alunos na Universidade Virgínia Tech e que se suicidou em seguida. Desta feita, Cho Seung-Hui justifica o crime dizendo que não queria morrer desta forma mas que foi o único caminho que encontrou.
Quarta-feira à noite já o canal de televisão entendeu divulgar 29 fotografias e um vídeo produzidos por Cho Seung-Hui no qual era bem patente o seu desejo de vingança. As imagens foram enviadas pelo próprio Seung-Hui para NBC. O pacote que chegou à estação continha um testemunho escrito com 23 páginas, 28 vídeos de curta duração e 43 fotografias, muitas das quais auto-retratos do estudante de armas em punho.
A divulgação destas imagens está a suscitar grande polémica, sobretudo junto dos familiares das vítimas. As imagens de Cho Seung-Hui, armado e com ar ameaçador, vieram reforçar o retrato de um jovem perturbado, cheio de violência e ódio.
Estou desiludido com a decisão editorial de difundir estas imagens perturbadoras", disse o chefe da polícia da Virgínia Tech, Steve Flaherty, sublinhando que, normalmente, apenas a polícia tem acesso a este tipo de material.
O director de informação da NBC respondeu ontem à tarde às críticas, afirmando que foi "muito duro" decidir que parte do material poderia ser difundido. "Tentámos ser o mais respeitosos possível para com as famílias envolvidas e a investigação em curso", declarou, notando que "há material que não foi divulgado e o mais correcto é que não seja revelado".