Atualidade / Arquivo

Não pára de espirrar? Aprender a combater as alergias

15 abril 2011 22:25

A primavera chegou e com ela subiram também os níveis de pólenes no ar. Aprenda aqui a combater as alergias, cujos sintomas mais comuns são espirros, nariz entupido e comichão nos olhos.

15 abril 2011 22:25

Não consegue parar de espirrar? Acha que está constipado mas a suposta constipação nunca mais passa? Com a subida da temperatura e ausência de chuva e vento, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lembra que a subida dos níveis de pólenes no ar é uma causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite), dos olhos (conjuntivite) ou da pele (urticária e eczema). A rinite alérgica é a manifestação mais frequente. Pode atingir até um terço da população portuguesa e é caracterizada pela ocorrência de espirros, tosse, nariz entupido, comichão e pingo no nariz. Sintomas que podem ser acompanhados por conjuntivite alérgica (olhos vermelhos, lacrimejo, comichão e inchaço). As concentrações de pólenes existentes no ar dependem do ciclo de polinização, que é específico para cada planta, sendo ainda influenciado pelas condições climatéricas existentes em cada ano. Com base nos dados recolhidos em anos anteriores, a SPAIC elaborou calendários polínicos que apresentam os níveis de pólenes ao longo do ano para cada região e ainda um boletim polínico que pode acompanhar via Facebook.

A SPAIC estima que mais de dois milhões de portugueses sofrem de rinite alérgica. Para um tratamento adequado e para o diagnóstico correto, deverá ser observado em consulta especializada de alergologia/imunoalergologia. Contudo, deixamos-lhe aqui algumas dicas úteis para combater desde já as alergias.

Conselhos para combater alergias

Programe as suas férias Para evitar o contacto com um pólen específico a que seja alérgico, programe as suas férias elegendo locais de baixas contagens polínicas (ex. neve, praia,...). Poderá saber a altura de polinização máxima pela consulta do Boletim Polínico. Evite realizar atividades ao ar livre Evite realizar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias. Mantenha as janelas fechadas Sempre que viajar de carro tenha as janelas fechadas. Assim poderá passear reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa, deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas. Use óculos escuros Uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares será a utilização de óculos escuros sempre que sair à rua. Faça a medicação prescrita A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas.

 

- Costuma espirrar repetidamente de manhã? Costuma ter o nariz entupido, ter corrimento nasal ou comichão no nariz, frequentemente ou de vez em quando? - O contacto com o pó, os animais de estimação (cães e gatos...) ou os pólenes provocam-lhe crises de espirros? - Os seus olhos costumam ficar vermelhos, doridos, com comichão ou lacrimejantes? - Tem um sono perturbado por ter dificuldade em respirar? Se marcou mais do que uma resposta, quer dizer que você pode ter rinite alérgica. Para controlar a sua doença e não ter outros problemas de saúde, consulte o seu médico.