4 março 2008 17:49
Membro do Conselho Científico da Sociedade de Língua Portuguesa e consultor do Ciberdúvidas, morreu hoje, em Lisboa. José Neves Henriques tinha 91 anos.
4 março 2008 17:49
Era um purista da língua e respondeu, durante quase 60 anos, pelo Consultório Linguístico da Sociedade da Língua Portuguesa, da qual foi co-fundador. Morreu, hoje, o filólogo José Neves Henriques, consultor do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
O autor de "Comunicação e Língua Portuguesa" - obra de referência publicada em 1980 pela Editora Básica - foi, também, professor do Colégio Militar durante cerca de 30 anos.
Homem de afectos
Segundo a presidente da SPL, José Neves Henriques "não aceitava determinados anglicismos e galicismos. Aceitava, sim, que houvesse uma evolução na língua, "mas que fosse lógica e compreensiva". Pelo que, dizia "não" aos estrangeirismos quando houvesse o correspondente na língua portuguesa.
José Neves Henriques foi, ainda, vice-presidente da SPL, bem como presidente da Assembleia-Geral e Conselho Fiscal. Era colaborador assíduo dessa instituição, que continuou a frequentar semanalmente até há muito pouco tempo.
Devido ao agravamento do seu estado de saúde (sofria de gota e herpes-zóster), estava a viver num lar. Deixou duas filhas, uma das quais também filóloga, Eduarda Neves Henriques, que dele herdou a paixão pela língua portuguesa.
Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra, cidade onde nasceu em 1917, José Neves Henriques passou a maior parte da vida em Lisboa. O seu corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de Odivelas, de onde sairá amanhã o funeral, às 10h, para o cemitério local.