19 dezembro 2009 19:15
A livraria Buchholz vai encerrar as portas mas espera recuperar o espírito cultural para a nova loja que se instalará no mesmo espaço, perto do Marquês de Pombal, em Lisboa.
19 dezembro 2009 19:15
Ao fim de 65 anos, a livraria Buchholz encerra as portas, mas o espírito cultural que a caracterizou vai ser recuperado para a nova loja que se instalará no mesmo espaço perto do Marquês de Pombal, em Lisboa.
Declarada a insolvência e sem salvação à vista, hoje varreram-se as prateleiras, encerrando uma história que começou em 1943, pela mão de um judeu fugido de Berlim, Karl Buchholz, recordou José da Ponta, da Coimbra Editores.
Esta editora é a nova proprietária do espaço, onde vai abrir uma livraria generalista que pretende dar continuidade ao pólo cultural que a Buchholz foi no passado, mantendo-se como um local de encontro cultural.
"Não será igual à Buchholz, mas esperamos que seja igualmente um local de encontro, adaptado aos tempos, pessoas e mundo de hoje", disse José da Ponta.
A Buchholz foi encerrada a 23 de Abril depois de ter sido declarada insolvente por sentença judicial de 22 de Janeiro deste ano.