6 agosto 2007 10:06
A mensagem está a circular por e-mail e aconselha a introdução no telemóvel um contacto com a sigla ICE (In Case of Emergency) para as autoridades ligarem em caso de emergência. INEM, Protecção Civil e GNR desconhecem a suposta "norma internacional".
6 agosto 2007 10:06
Falso e inconsequente. É assim que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) caracteriza o e-mail que está a circular na web, onde o destinatário é aconselhado a colocar na lista telefónica do telemóvel um número ICE (In Case of Emergency), com o contacto da pessoa a ser avisada em caso de acidente.
No e-mail pode-se ler que a norma internacional do ICE é recomendada pelos bombeiros, polícia e INEM. No entanto, tanto a Protecção Civil, como o INEM e a GNR afirmaram ao Expresso não terem conhecimento de tal norma.
Quando estamos a assistir uma vítima a principal preocupação da equipa é salvar a vida da pessoa, explica o porta-voz do INEM. Raramente alertar um amigo ou familiar é prioritário para uma emergência médica pré-hospitalar.
Embora a ideia do ICE possa ser simpática, o INEM lembra a grande possibilidade de equívocos em caso de acidentes que envolvam várias pessoas. Imaginemos um acidente de viação: há telemóveis espalhados por todo o lado. Qual será de quem?. No entanto, deixa claro que a tarefa de alertar os familiares, depois de inequivocamente identificada a identidade da vítima, é feita já nas unidades de saúde. Tarefa esta que cabe às autoridades.
A GNR também não tem qualquer conhecimento do uso desta norma em Portugal mas admite que poderá vir a ser algo útil. No entanto, alerta para um serviço com o mesmo nome e finalidade, usado em Inglaterra e Estados-Unidos.
Nestes países o ICE é um serviço pago, gerido por veteranos de guerra, polícias e chefes hospitalares reformados. Por cerca de 18 libras, qualquer cidadão pode comprar um cartão ICE, onde fica registada não só a sua informação médica como as substâncias a que é alérgico mas também os números dos familiares a contactar em caso de acidente.
O cartão ICE por ser comprado por pessoas individuais, famílias e também por empresas. As linhas telefónicas do serviço funcionam 24 horas por dia, com ligação a uma segura base de dados.