Cartoons na Culturgest até 3 de Dezembro

Humor global do Porto para Lisboa

11 novembro 2007 16:22

Reflectir sobre a globalização é a proposta do Museu Nacional da Imprensa, na exposição do PortoCartoon que abre amanhã em Lisboa.

11 novembro 2007 16:22

O impacto da globalização sobre o mundo é o alvo de uma série de cartoons de artistas dos cinco continentes que, a partir de amanhã, estará em exibição na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

Trata-se da selecção dos melhores trabalhos apresentados a concurso na edição deste ano do PortoCartoon que, depois de terem estado expostos na "Invicta", descem agora até à capital, onde vão ficar até aos primeiros dias do próximo mês.

As disparidades económicas, a uniformização cultural e outros efeitos perversos do lado negro da globalização foram "carne para canhão" nas mãos dos cartoonistas de dezenas de países que participaram na edição deste ano do PortoCartoon.

Um bom exemplo é o cartoon vencedor, da autoria do polaco Grzegorz Szumowski, que resolveu retratar um índio a atirar a sua flecha com um telemóvel atado a ela. Outros trabalhos presentes abordam o problema nas suas várias vertentes, direccionando as suas setas à fome, à guerra ou à religião.

A mostra abre amanhã (dia 12) e vai estar no átrio central sede da Caixa Geral de Depósitos até ao dia 3 de Dezembro. A exposição abre portas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30 e a entrada é livre.